Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Vazante 2024: Rozenha cobra agilidade para diminuir sofrimento no Amazonas

24 de setembro de 2024
Compartilhar

Nesta terça-feira (24/9), o deputado estadual Rozenha (PMB) chamou a atenção para a demora do Governo Federal em ações que possam reduzir os danos causados pela severidade da vazante na Amazônia.
Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Rozenha destacou a burocracia para uma das principais soluções de navegação devido à baixa do nível dos rios da região: a chegada do navio responsável pela dragagem da Costa do Tabocal, em Itacoatiara. Apesar do serviço de dragagem estar previsto há quatro meses, a embarcação só saiu dos Estados Unidos no domingo (22/9).
Para o deputado, o Governo Federal não está dando a celeridade às ações. “O navio tem previsão de chegar ao Amazonas somente no dia 13 de outubro. Será possível que não dá para entender que, numa vazante de 40 centímetros por dia, quando esse navio chegar não vai conseguir dragar a Costa do Tabocal? Isso porque o navio precisa de água para navegar. O Governo Federal fez vista grossa”, disse o deputado.
Rozenha enfatizou que, desde abril, o Governo do Amazonas alertou para a possibilidade do Estado entrar em colapso devido à previsão de forte estiagem. Mesmo assim, nenhuma providência federal foi tomada para contornar as dificuldades já esperadas para o povo do Estado.
O exemplo é a degradação da balsa do Igapó-Açu, na BR-319, hoje a única forma de garantir o tráfego de veículos no KM 270 da rodovia. Devido à lentidão na travessia, dezenas de carretas formaram um imenso congestionamento. São veículos que transportam, inclusive, alimentos para o abastecimento do Amazonas.
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não se preparou. Não colocou uma segunda balsa. O Governo Federal acha que as coisas devem ser feitas com a morosidade que são acostumados. Mas a natureza não espera ninguém. O curso dos fenômenos climáticos não é interrompido com vontade política”, afirmou.
Para o deputado, os trâmites legais precisam ser desburocratizados. Mesmo sendo informado de forma recorrente do agravamento das condições do clima, não houve providências federais para ajudar a população da Amazônia.
“Agora, nesse momento, tempo representa fome. E fome pode representar morte. Tudo isso, por pura falta de planejamento e de boa vontade de espírito público”, concluiu Rozenha.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Projeto de Roberto Cidade aprovado na Assembleia torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos com crianças e adolescente no Amazonas

2 de julho de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz reforça compromisso com a saúde ao investir mais de R$ 29 milhões em emendas parlamentares

2 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Carlinhos Bessa divulga balanço do primeiro semestre legislativo de 2025

2 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias tem 21 leis sancionadas no 1º semestre de 2025 e se destaca entre as mais atuantes do Amazonas

2 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa contribui com o combate ao racismo com Leis e projetos

2 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam reforça compromisso com prevenção das hepatites virais por meio da campanha Julho Amarelo

2 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade