Na terça-feira (5/8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) participou de uma Cessão de Tempo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dedicada à grave crise enfrentada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae-Manaus). A unidade corre o risco de interromper os atendimentos a cerca de 200 Pessoas com Deficiência devido a dívidas milionárias.
Durante a Cessão, o presidente da Federação Nacional das APAEs, professor Jarbas Barros, lançou oficialmente a campanha “Vamos salvar a APAE-Manaus!”. A instituição acumula problemas financeiros causados por gestões anteriores, incluindo processos trabalhistas, contas de energia em aberto e denúncias de desvios de recursos por ex-gestores voluntários. Além disso, a sede da associação está penhorada e PODE ser leiloada.
Na oportunidade, Wilker Barreto declarou apoio à causa e defendeu que a APAE receba um voto de confiança da sociedade, destacando a importância dos atendimentos gratuitos prestados nas áreas de saúde, educação e assistência social. A unidade de Manaus realiza mais de 7 mil atendimentos por mês.
O parlamentar enfatizou que a Assembleia Legislativa tem o dever de liderar uma articulação que envolva o poder público e o setor privado, com o objetivo de evitar o colapso da instituição. Ele defendeu que é possível sensibilizar empresas do Polo Industrial de Manaus para contribuir com a causa de forma estruturada e duradoura.
“O primeiro passo é trabalharmos juntos, e aí não tem bandeira política, esquerda ou direita, oposição ou governo. Precisamos estar irmanados, para que possamos sensibilizar o TRT que aquele direito trabalhista será resguardado. Mas imagina como ficará o peso da consciência dos atores que estão correndo atrás dos seus direitos, tendo que despejar praticamente 200 crianças?”, declarou.
Enquanto presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, Wilker informou que já iniciou conversas com o presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, com o objetivo de mobilizar empresas do Polo Industrial de Manaus a contribuírem com a campanha.
Por fim, o deputado propôs que as mediações avancem junto ao Governo do Estado, à Prefeitura de Manaus e ao setor privado, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades da APAE-Manaus, que hoje oferece 22 tipos de atendimentos especializados.