Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Wilker Barreto cobra soluções para energia elétrica e educação precária na comunidade indígena Vendaval

24 de junho de 2025
Compartilhar

Na última segunda-feira (23/6), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) repercutiu denúncias recebidas durante visita à comunidade indígena Vendaval, no município de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões. O parlamentar destacou a precariedade dos serviços prestados pela Amazonas Energia na localidade e a falta de climatização na escola Estadual Indígena Potuka.
Precariedade nos serviços
Durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker relatou que a comunidade, com cerca de 5 mil indígenas, sofre com constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica, o que compromete diretamente o acesso à água potável e o funcionamento de unidades de saúde. O parlamentar classificou a situação como crítica.
“A Amazonas Energia literalmente falta com a qualidade dos serviços, colocando a comunidade literalmente às escuras. É uma questão de penúria. Lá é uma área indígena e, quando falta energia, se coloca em xeque a questão da água potável, que não tem, e o atendimento das unidades de saúde de São Paulo de Olivença”, afirmou.
Durante visita no último domingo, 22, Wilker também recebeu denúncias sobre a ausência de climatização na escola Estadual Indígena Potuka, que atende 450 alunos do ensino fundamental e médio, em sete salas de aula e 29 professores.
“Lá nós temos uma escola indígena estadual, a Potuka, 400 alunos, 7 salas de aula. Lá não tem um único ar condicionado instalado. Uma escola de alvenaria, 400 e poucos alunos da SEDUC que estão sem o mínimo de condições de estudo”, denunciou. “Espero que a SEDUC possa comprar, acreditem, 7 ar-condicionados para dar o mínimo de condições para que os jovens indígenas possam desenvolver os seus estudos”.
Cobranças
Wilker Barreto afirmou ainda que está elaborando um ofício à SEDUC e pretende cobrar respostas sobre a climatização da unidade escolar. Ele destacou o papel da Comissão de educação da Aleam, da qual é membro, no acompanhamento do caso.
O deputado também informou que pretende articular uma reunião entre representantes da Amazonas Energia, o prefeito do município e vereadores da comunidade para discutir soluções definitivas sobre o fornecimento de energia elétrica.
“Em respeito à comunidade, nós estamos hoje usando o expediente da tribuna da Assembleia para cobrar a Amazonas Energia e não é só lá, é toda a questão do Alto Solimões, da precariedade dos serviços prestados por essa empresa no interior do Amazonas. E eu espero que logo a SEDUC possa comprar, acreditem, 7 ar-condicionados para dar o mínimo de condições para que os jovens indígenas possam desenvolver os seus estudos  e isso é o papel da nossa Comissão de educação, que sou membro e fiz questão de deixar isso registrado nesta Casa. Espero que a SEDUC e sua comunicação possam responder esse deputado informando quando isso será solucionado”, explicou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas fortalece combate à fome no Amazonas com leis que unem agricultura familiar, solidariedade e proteção social

29 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Escola do Legislativo da Aleam inicia Programa Parlamento Jovem 2025

29 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida participa da abertura da 35ª edição dos Jogos da Juventude Adventista

29 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias destina R$ 300 mil para melhorias na UEA de Maués e reforça apoio à educação

29 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Em Anamã, Comandante Dan constata a falta de estrutura do município e a desassistência às comunidades rurais

29 de julho de 2025
Legislativo Estadual

‘Um marco histórico na história do Amazonas’, destaca deputada Joana Darc na inauguração do primeiro CAIC TEA do Estado

29 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade