Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UGPE recebe licenciamento do Ipaam para perfuração de novos poços em Parintins

14 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Com o Prosai, Governo do Amazonas está implantando sistema de abastecimento que permitirá levar água de qualidade para toda a cidade

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), recebeu o licenciamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a perfuração de dois novos poços para abastecimento de água em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). As obras fazem parte do Programa de saneamento Integrado (Prosai), através do qual o Governo do Amazonas está implantando um NOVO sistema de abastecimento, que vai levar água de qualidade para toda a cidade.

A entrega formal das licenças será feita, neste domingo (16/02), pelo diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ao secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, durante o lançamento do Mutirão de Retificação do cadastro ambiental rural (CAR), em Parintins. O evento será realizado no Mercado Central Leopoldo Neves. Marca o avanço das obras do município, que iniciou pelas intervenções em saneamento e que seguirá em outras frentes, na Lagoa da Francesa, com a requalificação dos espaços, recuperação ambiental, implantação de parques, praças, ciclovias e equipamentos de apoio social, além do reassentamento das famílias.

As obras do NOVO sistema de abastecimento estão a todo vapor e vão resolver o problema atual de contaminação e falta de potabilidade dos poços existentes. Os dois novos poços que receberam licenciamento serão perfurados no Centro de Reservação e Distribuição (CRD 4), na rua 13, bairro Itaúna 2. Conforme explica o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o licenciamento foi concedido após a apresentação de estudos técnicos, como o Plano de Controle Ambiental (PCA), Memorial Descritivo e Cadastro das Atividades de Perfuração, que comprovam a viabilidade e a sustentabilidade do projeto.

“As obras para implantação do NOVO sistema de abastecimento de água em Parintins são prioritárias e foram iniciadas antes mesmo da assinatura do contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ocorreu em dezembro. O governador Wilson Lima autorizou o investimento, através do recurso de contrapartida do Estado”, ressalta Marcellus Campêlo.

defaultFOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca que o Governo do Amazonas não tem medido esforços para implantar um sistema de abastecimento de água de qualidade, eficaz e duradouro na cidade.

“O licenciamento ambiental, juntamente como o conhecimento técnico da empresa e de seus profissionais habilitados, é primordial para garantir que a perfuração dos poços em Parintins seja feita de forma sustentável (ambiental, econômico e social), ou seja, respeitando o direito fundamental à sadia qualidade de vida dos presentes e futuras gerações no município de Parintins”, disse.

De acordo com o subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso, as licenças são fundamentais para assegurar que a exploração dos poços ocorra dentro dos parâmetros estabelecidos pelas legislações ambientais.

“O cumprimento de todas essas prerrogativas legais serve para garantir que a atividade seja conduzida de forma responsável e sustentável, a fim de mitigar os impactos ambientais e sociais, tornando a exploração viável a longo prazo”, disse. Os novos poços seguem rigorosos critérios, incluindo o atendimento dos prazos e das condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental competente.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Prosai Parintins, que inclui a construção de redes de água e esgoto, além de melhorias urbanísticas. A previsão é que os poços entrem em operação ainda em 2025, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população de Parintins.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

16 de agosto de 2025
Amazonas

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

16 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade