A atividade integrou o Curso de Formação de Oficiais (CFO)
Fotos: Mauro Neto, SecomO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, no sábado (23/08), um treinamento que simulou o resgate de 25 vítimas em um desabamento de prédio comercial. A atividade integrou o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e fez parte do trabalho de conclusão do módulo de Salvamento Terrestre.
O simulado de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) ocorreu em um prédio abandonado no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus, e mobilizou cerca de 70 militares e quatro viaturas. O objetivo foi capacitar ainda mais os profissionais para atuar em situações reais, garantindo maior eficiência nos atendimentos à população.
“Os exercícios simulados são muito importantes, porque é o momento em que a corporação, como um todo, treina as mais variadas formas de aplicação das técnicas de salvamento, de atendimento pré-hospitalar. É um conjunto de atividades que deixa a corporação sempre pronta para caso aconteça uma ocorrência real todos estarem muito bem preparados para dar uma resposta qualificada à emergência”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
O atendimento à ocorrência seguiu diversas etapas, entre elas: acionamento da primeira equipe, confirmação da situação, identificação e isolamento da área, buscas superficiais, avaliação, reforço da segurança do local, elaboração do croqui inicial para mapear os espaços da edificação e localização de possíveis vítimas.
Fotos: Mauro Neto, SecomToda a atividade foi realizada com técnicas de resgate avançadas, conforme o protocolo INSARAG, um conjunto de diretrizes e procedimentos universais para operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas.
Durante o simulado, os militares também realizaram a triagem das vítimas, identificando os casos mais graves e definindo a prioridade no atendimento. A operação contou ainda com a atuação de um Oficial de Logística, responsável pela administração de suprimentos (água, alimentação), materiais e equipamentos.
Um Oficial de Segurança avaliou continuamente os riscos para garantir a proteção das equipes e a segurança da ocorrência. Também foi montado um posto de comando para coordenar todas as ações, além de outras estratégias operacionais.
O treinamento teve a participação de militares do Grupamento Especializado (GSE), Unidades de Resgate (UR) e do Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (GBRESC).