Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

24 de agosto de 2025
Compartilhar

A atividade integrou o Curso de Formação de Oficiais (CFO)

Fotos: Mauro Neto, SecomO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, no sábado (23/08), um treinamento que simulou o resgate de 25 vítimas em um desabamento de prédio comercial. A atividade integrou o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e fez parte do trabalho de conclusão do módulo de Salvamento Terrestre.

O simulado de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) ocorreu em um prédio abandonado no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus, e mobilizou cerca de 70 militares e quatro viaturas. O objetivo foi capacitar ainda mais os profissionais para atuar em situações reais, garantindo maior eficiência nos atendimentos à população.

“Os exercícios simulados são muito importantes, porque é o momento em que a corporação, como um todo, treina as mais variadas formas de aplicação das técnicas de salvamento, de atendimento pré-hospitalar. É um conjunto de atividades que deixa a corporação sempre pronta para caso aconteça uma ocorrência real todos estarem muito bem preparados para dar uma resposta qualificada à emergência”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.

O atendimento à ocorrência seguiu diversas etapas, entre elas: acionamento da primeira equipe, confirmação da situação, identificação e isolamento da área, buscas superficiais, avaliação, reforço da segurança do local, elaboração do croqui inicial para mapear os espaços da edificação e localização de possíveis vítimas.

Fotos: Mauro Neto, SecomToda a atividade foi realizada com técnicas de resgate avançadas, conforme o protocolo INSARAG, um conjunto de diretrizes e procedimentos universais para operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas.

Durante o simulado, os militares também realizaram a triagem das vítimas, identificando os casos mais graves e definindo a prioridade no atendimento. A operação contou ainda com a atuação de um Oficial de Logística, responsável pela administração de suprimentos (água, alimentação), materiais e equipamentos.

Um Oficial de Segurança avaliou continuamente os riscos para garantir a proteção das equipes e a segurança da ocorrência. Também foi montado um posto de comando para coordenar todas as ações, além de outras estratégias operacionais.

O treinamento teve a participação de militares do Grupamento Especializado (GSE), Unidades de Resgate (UR) e do Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (GBRESC).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

24 de agosto de 2025
Amazonas

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

24 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

24 de agosto de 2025
Amazonas

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

24 de agosto de 2025
Amazonas

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

23 de agosto de 2025
Amazonas

Afeam realiza 2ª Feira de Negócios e Inovação com expectativa de liberar R$ 10 milhões em crédito

23 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade