Nesta terça-feira (22/4), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) promoveu uma Cessão de Tempo no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para receber o presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), médico Robson Amorim.
O objetivo foi divulgar a realização do XXI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, que acontecerá pela primeira vez no Amazonas, entre os dias 1º e 5 de julho de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
O evento é um dos maiores encontros da neurocirurgia na América Latina e, em sua próxima edição, reunirá mais de 100 especialistas brasileiros e cerca de 30 palestrantes internacionais, promovendo intercâmbio científico, atualização técnica e troca de experiências entre os principais nomes da neurocirurgia mundial.
Durante a fala na tribuna, o médico Robson Amorim destacou que o congresso será um momento histórico para o Estado, com impactos não apenas na formação de profissionais, mas também na ampliação do acesso da população aos avanços da medicina.
“Pela primeira vez, o Amazonas vai sediar o maior evento de neurocirurgia do Brasil. Isso é motivo de orgulho para a nossa ciência e uma oportunidade para formar redes, trazer conhecimento e fazer história na área da saúde”, afirmou o presidente da ABNc.
Um dos momentos mais esperados do congresso será a realização da primeira cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, um procedimento de alta complexidade indicado para reduzir os sintomas da Doença de Parkinson, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes.
O deputado Sinésio Campos, que solicitou a Cessão de Tempo, parabenizou a iniciativa da ABNc e se colocou como parceiro institucional do evento.
“É um orgulho para o Amazonas receber esse congresso inédito. A neurocirurgia está salvando vidas, devolvendo autonomia a quem sofre com doenças degenerativas. Nosso mandato está ao lado da ciência e da valorização do SUS. Este será um marco para a saúde pública, para a formação médica e para a visibilidade da Amazônia como centro de excelência”, destacou o parlamentar.
Sinésio também ressaltou a importância de eventos como este para estimular o turismo científico, fomentar a economia local e projetar o Amazonas em áreas estratégicas do conhecimento.