Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Setemp vai capacitar estudantes do ensino médio da rede estadual para primeiro emprego

7 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Sine primeiro emprego será realizado por meio de um programa de capacitação

Foto: Jamille Silva/SetempO Projeto Sine primeiro emprego é uma iniciativa voltada para a inclusão e Qualificação Profissional dos jovens estudantes do ensino médio da REDE estadual em Manaus. O projeto, lançado nesta sexta-feira (07/02), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, visa preparar estudantes finalistas para os postos de trabalho disponíveis na REDE Sine Amazonas.

Dados do Ministério do trabalho e emprego (MTE), apontam crescimento de ofertas e demandas para primeiro emprego. Os números do MTE mostram que, em 2024, o total de 257 jovens de 18 a 24 anos foram contratados para primeiro emprego em diversas empresas do Amazonas. Em 2019 foram contratados 53 jovens; em 2020 foram 115; em 2021, 206; em 2022, as empresas deram oportunidades a 221 jovens; em 2023, 167 jovens iniciaram a vida profissional em primeiro emprego.

A Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), vai implementar, por meio de colaboração com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, o projeto que tem o objetivo de capacitar estudantes finalistas do ensino médio para o mercado de trabalho.

O Sine primeiro emprego será executado nas escolas da REDE estadual por meio de parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).

A Setemp é a pasta responsável por formular e executar políticas públicas de inclusão socioeconômica pelo crescimento da oferta de trabalho, emprego e melhor distribuição de renda. A pasta administra o Sine Amazonas, que desempenha um papel fundamental no fortalecimento do mercado de trabalho, atuando como um elo vital entre a oferta e a demanda no mercado de trabalho do estado.

O secretário executivo da Setemp, Henry Walber Vieira, destaca que o projeto vai preparar os jovens estudantes para o primeiro emprego. “O projeto Sine primeiro emprego será uma oportunidade de oferecer ao mercado de trabalho jovens qualificados e preparados para os desafios da vida profissional”, afirmou.

O Sine primeiro emprego será realizado por meio de capacitação que combina teoria e prática e faz parte dos programas de Qualificação Profissional da Setemp.

“Nesta parceria, a Setemp e a Secretaria de educação trabalharão juntas, oportunizando uma caminhada mais segura e mais assertiva para o jovem que busca seu primeiro emprego”, afirmou a diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas

19 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

19 de agosto de 2025
Amazonas

Fapeam participa de encontro entre a comunidade científica da Amazônia e a presidência da COP30

19 de agosto de 2025
Amazonas

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

19 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 228 vagas de emprego para esta quarta-feira

19 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, evento debate mudanças climáticas, saúde e trabalho na Amazônia

19 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade