Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM integra capacitação pioneira com foco em recém-nascidos com asfixia perinatal

15 de agosto de 2025
Compartilhar

O projeto leva para as unidades da REDE de saúde protocolo que visa evitar a mortalidade e sequelas neurológicas em casos do tipo

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) participa de uma iniciativa inédita no estado, voltada aos recém-nascidos com asfixia perinatal (má oxigenação). O projeto, que tem duração de dois anos, envolve a capacitação das equipes multidisciplinares para adoção de protocolo que visa evitar a mortalidade e sequelas em casos do tipo. A asfixia perinatal é uma das principais causas de mortalidade e lesões neurológicas em bebês, no mundo.

A ação, que é desenvolvida em parceria com o Rotary International e a instituição Protecting Brains Saving Futures (PBSF), iniciou na quinta-feira (14/08), com a realização do 1º Workshop de capacitação em Asfixia Perinatal e Hipotermia Terapêutica. O evento segue até sábado (16/08), no auditório do abrigo Moacyr Alves.

A iniciativa visa ampliar a adoção do Protocolo de Hipotermia Terapêutica, capaz de reduzir a mortalidade e prevenir sequelas neurológicas em recém-nascidos com asfixia perinatal, fortalecendo a REDE de atenção materno-infantil. O protocolo já é utilizado maternidade na Balbina Mestrinho (zona sul), que junto com a Ana Braga (zona leste) e Nazira Daou (zona norte) vão integrar o piloto do projeto no Estado.

Durante a solenidade de abertura do workshop, a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a importância da ação para a qualificação da REDE materno-infantil. “O Amazonas é um estado com grandes desafios geográficos. Apesar disso, em 2024 registramos uma redução de 49% na mortalidade materna. Nosso compromisso é capacitar continuamente nossos profissionais para que estejam cada vez mais preparados no manejo adequado da gestante e do neonato, investindo em tecnologia e qualificação”, afirmou.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AMO médico Gabriel Variane, fundador e presidente da PBSF, explicou a proposta da capacitação. “Esse é um projeto de subsídio global, em parceria com o Rotary e a SES-AM, para treinamento no manejo de bebês com asfixia perinatal. O projeto terá duração de dois anos, envolvendo a capacitação das equipes, com aulas, discussões de casos e avaliações, além de workshops presenciais”, destacou.

O público-alvo inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na sala de parto, no alojamento Conjunto (ALCON), nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCO).

A enfermeira Ivone França, da UTI Neonatal da Maternidade Balbina Mestrinho, ressaltou a relevância da ação para a prática assistencial. “É de suma importância para enfermeiros e intensivistas neonatais participar desse curso. Ele traz atualização, habilidades e protocolos que nos permitem atuar com mais segurança em situações clínicas recorrentes no dia a dia”, afirmou.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AMA abertura do evento ocorreu no auditório do abrigo Moacyr Alves, com a presença do fundador da PBSF, Gabriel Variane; de Kathya Augusta Thomé Lopes, representante do Rotary International; da procuradora Cláudia Câmara, do Ministério Público Estadual; e de Francisco Rafael, diretor-presidente da Cooperativa de Neonatologia do Amazonas, além de gestores e profissionais da REDE materno-infantil.

Nos próximos dias 15 e 16/08, a programação prossegue com visitas técnicas às maternidades Balbina Mestrinho, Ana Braga e Nazira Daou, unidades contempladas para avaliação das estruturas e alinhamento das equipes.

A iniciativa proporcionará aos profissionais da REDE estadual conhecimento técnico atualizado e habilidades práticas para o manejo de casos de asfixia perinatal, ampliando a qualidade do atendimento neonatal. Para a população amazonense, significa maior acesso a tratamentos de ponta, com potencial para salvar vidas e prevenir sequelas permanentes, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com a excelência na assistência materno-infantil.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Lava-rápidos no Amazonas só podem operar com licenciamento ambiental, reforça Ipaam

15 de agosto de 2025
Amazonas

Idam inicia cadastramento de agricultores familiares para recebimento de mudas de castanha-da-Amazônia

15 de agosto de 2025
Amazonas

No Careiro da Várzea, 7ª edição do festival “Vozes da Várzea” celebra as vozes da Amazônia e o canto da floresta

15 de agosto de 2025
Amazonas

Fundação Alfredo da Matta celebra 70 anos com programação especial

15 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, lutador profissional indígena disputa o Jungle Figh, neste sábado

15 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP reforça integração entre Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica no Amazonas durante congresso

15 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade