Dois programas na área de Psiquiatria foram aprovados e a secretaria também implantou a primeira Coreme do estado
FOTO: Evandro Seixas / SES-AM
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) apresentou os avanços alcançados para a formação de especialistas no Amazonas. Um deles é a aprovação de dois Programas de Residência Médica em Psiquiatria. Os programas foram submetidos pela SES-AM à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da educação (MEC). Também acaba de ser institucionalizada a primeira Comissão de Residência Médica (Coreme) da SES-AM.
As novidades foram anunciadas pela secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, em reunião, na sexta-feira (12/09), com representantes da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cerem-AM) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na ocasião, também foi comunicada a reestruturação do Programa de Residência Médica em Ortopedia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), que funcionará como um piloto para as demais unidades da REDE.
“Esse é um marco histórico para a saúde do Amazonas. Uma conquista que também vem acompanhada da aprovação da nossa primeira Residência Médica em Psiquiatria e Psiquiatria Forense e da nossa Coreme. Nós estamos olhando para o futuro, investindo na formação de profissionais, garantindo que o estado siga no caminho da excelência no cuidado à população”, afirmou.
Para o presidente do Cerem-AM, médico Juscimar Carneiro, a reunião foi importante para discutir a formação de novos especialistas no Amazonas. “Os resultados foram positivos, sendo um marco na institucionalização da preceptoria em Ortopedia da Fundação Adriano Jorge”, declarou.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMParticiparam da reunião, também, o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o diretor da FHAJ, médico Ayllon Menezes, o presidente da Coreme na FHAJ, médico anestesista Wagner de Paula Rogério e o chefe do Serviço de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da FHAJ, médico Nelson Henrique Caralho de Oliveira.