Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Segundo dia do Flim 2024 tem debate sobre desafios e perspectivas da literatura amazonense

28 de novembro de 2024
Compartilhar

 Com três mesas temáticas sobre a literatura amazonense, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 27/11, o segundo dia da 3ª edição do Festival Literário de Manaus (Flim), no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul da cidade. A realização do evento é do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O vice-presidente do Concultura, Carlos Guedelha, fez um balanço positivo do segundo dia de Flim 2024, destacando a participação de vários escritores. “Nas mesas temáticas, tivemos, por exemplo, o debate sobre a literatura produzida no Amazonas, seus desafios e perspectivas; uma discussão sobre a arte literária em tempos sombrios; um bate-papo com Francisco Alves, que é um dos nossos convidados nacionais, vindo de Roraima. E encerramos a noite com o nosso sarau literomusical, com as Enluaradas, o cantor Vitor França, a Daniele Peinado e atores do Teatro do Sesc (Tesc), e também alunos da escola Sérgio Pessoa, uma escola estadual”, encerrou Guedelha.

O poeta e multiartista Francisco Alves, professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), disse que o evento foi muito proveitoso. “Foi maravilhoso, um diálogo potente e com um público muito interativo. Só tenho a agradecer por essa ‘nutrição’ poética proporcionada pelo evento”, ressaltou Alves.

Pelo segundo ano consecutivo participando do evento, a neuropsicopedagoga Marly Mendes, professora da rede pública, acredita que o Flim se firma como o principal motivador para os escritores iniciantes, porque traz em sua dinâmica os relatos de experiências riquíssimos para quem quer engajar no mundo literário. “Diria que é uma perfeita troca de quem faz e de quem quer fazer literatura”, disse.

Debates

A primeira mesa temática teve como tema “A literatura produzida no Amazonas: desafios e perspectivas”, tendo como convidados o professor de literatura, Cacio José Ferreira, a escritora Sandra Godinho e a poeta Ecila Mabelini, e como mediadora, a professora de literatura, Neiza Teixeira.

A segunda mesa do dia teve como temática “A arte literária em tempos sombrios”, sendo os debatedores a professora doutora Marilene Corrêa, os escritores Sérgio Freire e Leonard Christy, com a mediação de Renata Role. Em seguida, o bate-papo com Francisco Alves Gomes, da UFRR, e sua experiência como poeta e multiartista, com a mediação de  Catarina Lemes. A terceira mesa temática, “Reflexões sobre o ensino de literatura”, teve como convidados: Valéria Oliveira, Sonia Maria e Jan Santos, e mediação de Juciane Cavalheiro.

O momento de  vivências literárias, em seu segundo dia, teve como mediador o poeta Nelson Castro e os escritores convidados Rojjerferson Morais, Vítor Gusmão, Álvaro Smont.

Sarau

No sarau literomusical,  as atrações foram alunos da escola estadual Sérgio Pessoa; Rayane e Camila – As Enluaradas; o cantor Vítor França, além da esquete teatral com Danielly Peinado e equipe.

O último dia do Flim, nesta quinta-feira, 28/11, terá a escritora e geógrafa Márcia Kambeba, um bate-papo com os leitores e, nos debates, o tema principal será o “Clube da Madrugada 70 anos depois”. O encerramento da noite será com sarau literomusical. O 3º Flim 2024 acontece no PMI, zona Centro-Sul de Manaus, das 14h às 21h.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato/Concultura

Fotos – Clovis Miranda/Semcom e Phil Limma/Semcom

  

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Interdição temporária em alça superior da avenida Darcy Vargas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto para levar arte e cultura para idosos da Fundação Doutor Thomas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus debate ações voltadas às áreas de risco na capital

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro Parque 10

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura trabalha na recuperação de mais de 100 metros de rede de drenagem profunda no bairro Cidade de Deus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Com apoio da Prefeitura de Manaus, esquenta do ‘Bloco da Cobra Grande’ acontece nesta quarta-feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade