Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sedecti e FAS firmam parceria para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

17 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O Acordo de Cooperação Técnica prevê apoio técnico e de gestão na elaboração do Plano, abrangendo a organização de conteúdo, facilitação de consultas e assessoramento técnico

Fotos: Bruno Leão/SedectiA Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) firmaram, nesta segunda-feira (17/02), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para impulsionar a construção do Plano de Bioeconomia do Estado do Amazonas. A iniciativa busca consolidar estratégias que ampliem a participação da bioeconomia no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, ao mesmo tempo em que fortalecem a proteção dos ativos ambientais da região.

O Acordo prevê apoio técnico e de gestão na elaboração do Plano, abrangendo a organização de conteúdo, facilitação de consultas com partes interessadas e assessoramento técnico. O processo será conduzido sob a liderança e coordenação da Sedecti, contando com a participação ativa de diversos segmentos da sociedade, incluindo coletivos, gestores públicos e privados, além de especialistas na área.

Para o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a bioeconomia tem se consolidado como um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, unindo inovação tecnológica e conservação ambiental, e o Plano de Bioeconomia do Estado do Amazonas surge como um instrumento fundamental para regulamentar práticas e fomentar melhorias incrementais no setor.

“É uma grande alegria para nós avançarmos nesse processo. Temos desafios significativos, as responsabilidades são grandes, as tarefas são múltiplas e o tempo é curto. No entanto, com o empenho de todos, estamos progredindo, seguindo a orientação do governador Wilson Lima”, destacou Serafim.

De acordo com superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, a expectativa é que a fundação contribua ativamente para políticas públicas que impulsionem cadeias produtivas sustentáveis e gerem benefícios socioeconômicos às comunidades locais.

“A transparência desse processo é excelente, mas Podemos aproveitar a vontade política do Governo do Amazonas para investir em projetos econômicos em paralelo. Já temos um acordo estruturado e mecanismos financeiros que podem ser melhor ajustados para atender à bioeconomia”, revela Viana.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, destacou que a construção da Política Estadual de Bioeconomia é um processo que vem sendo estruturado pela secretaria desde 2019, alinhado às diretrizes do Governo do Amazonas para o desenvolvimento sustentável. Com uma abordagem técnica e participativa, a secretaria tem consolidado estudos, análises e diálogos estratégicos para fortalecer a bioeconomia no estado.

“Nós entramos nesse processo em 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu, e começamos a trabalhar tanto na análise da legislação, quanto no preparo para a bioeconomia. Realizamos estudos e aplicamos uma técnica para definir o que entendemos por bioeconomia. Em 2023, montamos um comitê técnico com todas as entidades governamentais envolvidas, e, com o apoio da Força-Tarefa, conseguimos consolidar esse material”, explicou Medeiros.

Segundo Medeiros, o momento é de diálogo amplo, com a meta de realizar 80 etapas em 62 municípios, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas. Em parceria com a FAS, a expectativa é concluir essa fase até junho.

O processo de formulação do Plano de Bioeconomia envolverá consultas públicas, diálogos técnicos e o engajamento das comunidades locais, garantindo que suas demandas e experiências sejam consideradas na definição das diretrizes estratégicas. O objetivo é estabelecer um marco regulatório que atraia investimentos e promova oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

16 de agosto de 2025
Amazonas

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

16 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade