Ação visa orientar a população sobre alimentação saudável, prevenção da hipertensão e cuidados com a primeira infância
Foto: Divulgação/Seas
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do Programa Prato Cheio, deu início a uma série de palestras de saúde e oficinas nutricionais, como parte das atividades realizadas pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, nas unidades do restaurante popular. As atividades tiveram início nesta quinta-feira (10/04), no Prato Cheio do bairro Jesus Me Deu, na zona norte de Manaus.
O programa, além de oferecer refeições acessíveis, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde o início da sua implantação, o Prato Cheio tem sido um ponto de encontro para a realização de eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando uma variedade de temas relevantes, como prevenção de doenças, cuidados com a nutrição e bem-estar.
As palestras e oficinas deste mês englobam dois temas, sendo um deles “O Papel da Alimentação no Controle da Hipertensão”, realizada pelos nutricionistas da Seas, Rômulo Rodrigues e Fernanda Morhy, visando orientar os usuários sobre como combater a hipertensão por meio de uma alimentação saudável, além de oferecer práticas para a redução da pressão arterial e como prevenir complicações.
“Começamos explicando o que é a hipertensão, suas causas e os riscos à saúde; em seguida, discutimos alimentos que aumentam a pressão, como os ricos em sódio e gorduras saturadas. Ao final, fizemos uma relação entre os elementos que devem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados”, disse a nutricionista Fernanda Morhy.
Além disso, no decorrer do mês, será realizada uma dinâmica com os frequentadores, onde eles realizarão a montagem de pratos saudáveis. A prática lúdica visa ensinar os participantes a organizar os alimentos para garantir uma alimentação equilibrada. A atividade incluirá explicações sobre os grupos alimentares e seus impactos na saúde.
O segundo tema das palestras deste mês é “Alimentando o Futuro: Saúde e Direitos da Primeira Infância”, que serão realizadas pela assistente social Érica Pinheiro, visando informar sobre os direitos exclusivos das gestantes e os cuidados para o desenvolvimento da criança.
A coordenadora do Prato Cheio na capital, Myriam Simões, destaca a importância de iniciativas como essas dentro das unidades do Prato Cheio, para levar mais conhecimento e capacitação aos beneficiários do espaço.
“A importância de ações como essas é inegável, pois, além do programa servir alimentos para as pessoas em vulnerabilidade, também estamos compartilhando conhecimentos necessários para os frequentadores do restaurante popular. E, assim, transformamos a realidade daqueles que atendemos”, ressaltou.
Fotos: Divulgação/SeasAo longo do mês, as palestras sobre “O Papel da Alimentação no Controle da Hipertensão” serão realizadas nas unidades dos bairros Bairro da União, amanhã (11/04), e Alvorada, no dia 17. E a oficina “Montando o Prato Saudável” será realizada nas unidades dos bairros de Petrópolis, no dia 15, Rio Piorini, no dia 22, e Jorge Teixeira, no dia 25 de abril.
E a oficina com o tema “Alimentando o Futuro: Saúde e Direitos da Primeira Infância” será realizada nas unidades dos bairros do Coroado, no dia 15, Petrópolis, no dia 17, Viver Melhor, no dia 22, e Parque São Pedro, no dia 24 de abril.
Prato Cheio
O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.
O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.