Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Saúde alerta para a importância da vigilância no combate à dengue, zika e chikungunya no estado

10 de outubro de 2024
Compartilhar

Objetivo é prevenir casos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Para intensificar o monitoramento de casos de dengue, zika e chikungunya no próximo período sazonal no Amazonas, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta para a intensificação da vigilância no cenário dessas arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A orientação de vigilância redobrada consta em alerta epidemiológico, divulgado pela FVS-RCP, nesta quinta-feira (10/10), que informa a identificação de um caso de dengue do sorotipo 3 do vírus, um dos quatro do vírus da dengue, que não era registrado desde 2009. Há ainda os sorotipos 1, 2 e 4. O documento está disponível em https://encurtador.com.br/Oa99D

O caso foi identificado pela FVS-RCP, por meio do Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), em conjunto com o Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/FIOCRUZ Amazônia).

Trata-se de uma pessoa, com idade entre 30 e 40 anos, residente em Manaus, que apresentou dor de cabeça, febre, dor em articulações pelo corpo e erupções cutâneas com coceira. O diagnóstico por biologia molecular detectou DENV-3 no dia 9 de outubro. O paciente recebeu alta médica, está sendo monitorado e segue estável.

Além da ampliação da REDE de vigilância de casos suspeitos no Serviço Único de saúde (SUS), o alerta também recomenda reforçar a notificação e coleta de amostras para exames RT-PCR e sorologia em pacientes suspeitos de dengue e outras arboviroses.

Outra recomendação é quanto à continuidade de educação em saúde de medidas de prevenção e controle das arboviroses. “A dengue possui quatro sorotipos. Pessoas que foram infectadas com outros sorotipos ficam mais vulneráveis a desenvolver a dengue na forma mais grave. Todos nós somos responsáveis pela prevenção, evitando criadouros do mosquito”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Vigilância e Resposta

No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas. Além de suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas aos municípios. Em 2024, foram distribuídos, aos municípios do Amazonas, 20 pickups, 41 motocicletas, 321 bombas de borrifação e 120 microscópios voltadas para o enfrentamento das arboviroses no Amazonas.

Número de casos

De 1º de janeiro a 26 de setembro de 2024, foram confirmados, laboratorialmente e por critérios clínico-epidemiológicos, 6.191 casos de dengue no Amazonas, sendo 92,9% casos causados por DENV-2 e 7,1% pro DENV-1. Em 2023, foram registrados 5.238 casos de dengue no Amazonas, também confirmados pelos critérios laboratorial e clínico-epidemiológico.

‘Tem 10 minutinhos?’

O slogan da campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya, lançada pelo Ministério da saúde, é ‘Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora’. A ação alerta a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Com 10 minutos por semana, a prevenção de focos do mosquito PODE ser realizada a partir das seguintes medidas preventivas: Receba bem os agentes de saúde e os de endemias, esvazie garrafas PET, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo, não acumule sucata e entulho.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ciranda Tradicional colore arena do Parque do Ingá no último ensaio técnico antes do Festival

27 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonas registra redução 43,2% nos casos de dengue

27 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega equipamentos que vão beneficiar 55 mil pescadores e anuncia crédito para a categoria

26 de agosto de 2025
Amazonas

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humana e animal, nesta terça-feira

26 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas realiza Operação para fiscalizar estradas durante o fim de semana

26 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP promove simpósio para fortalecer diagnóstico laboratorial da tuberculose no Amazonas

26 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade