Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sangue de dragão: Idam acompanha e capacita extrativistas envolvidos na extração da resina

5 de agosto de 2024
Compartilhar

Manicoré e Humaitá, na calha do rio Madeira, têm grande potencial para extração e comercialização da matéria-prima

FOTO: Divulgação/Idam

Com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, o sangue de dragão, também conhecido como sangue de grado, tem atraído a atenção dos extrativistas da calha do rio Madeira. Para incentivar essa nova fonte de renda no campo, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanha o potencial da resina e capacita os trabalhadores a desenvolverem a exploração sustentável do produto florestal.

O sangue de dragão é uma resina vermelha, extraída da árvore croton lechleri, muito utilizada na indústria cosmética devido aos benefícios terapêuticos que oferece. A substância é amplamente explorada no Peru e na Colômbia, pois a árvore é abundante nas regiões amazônicas desses países. No Brasil, a espécie é encontrada nos estados do Acre e Rondônia, em áreas próximas aos rios e de florestas secundárias, assim como no Amazonas.

Em território amazonense, a extração do látex dessa árvore PODE representar uma importante atividade econômica para as comunidades de Manicoré e Humaitá (a 332 e 590 quilômetros da capital, respectivamente). Nos municípios, há grande potencialidade a ser explorada, conforme o chefe do Departamento de assistência técnica e Extensão Florestal (Datef/Idam), Luiz Rocha.

“Detectamos potencial em Manicoré, onde os extrativistas poderão coletar o material e vender para compradores fora do Brasil, principalmente, da Alemanha. É um produto de alto valor comercial de uso farmacêutico, comercializado por diversos países e que coloca nosso estado diante de uma nova fonte de renda para as famílias extrativistas”, ressaltou o chefe do Datef/Idam.

FOTOS: Divulgação/IdamExpectativa

É esperado que a descoberta da capacidade da região atraia os institutos científicos para realização de estudos, que possam mapear e estimar a capacidade de exploração nos municípios. De antemão, o Idam tem atuado na capacitação dos trabalhadores para aprimorar as técnicas utilizadas por eles, pois muitos atuam hoje na extração da copaíba.

“No entanto, não foram conduzidos estudos científicos ou inventários nessas áreas até o momento. De acordo com extrativistas locais, não é possível estabelecer uma estimativa precisa da disponibilidade desses recursos, pois a falta de estudos limita o conhecimento detalhado de todo potencial. Mas esperamos que isso mude nos próximos anos para que o potencial seja plenamente conhecido e explorado”, explicou Luiz Rocha.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

18 de agosto de 2025
Amazonas

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

18 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

18 de agosto de 2025
Amazonas

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

18 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade