Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Representantes da OMS conhecem ações de prevenção e controle da hanseníase da Prefeitura de Manaus

11 de dezembro de 2024
Compartilhar

Os fluxos de atendimento e as ações de diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, na rede de atenção primária à saúde foram apresentadas a representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que desde a segunda-feira, 9/12, estão cumprindo uma agenda na capital.

Na terça-feira, 10/12, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Lago do Aleixo, na zona Leste, foi visitada pela comitiva formada pelo líder da equipe do Programa Global de Hanseníase da OMS, Vivek Lal, acompanhado pela assessora Regional da Organização Pan Americana da Saúde/OMS, Ana Luciane, e pelo Consultor Nacional em Tuberculose e Hanseníase da Opas/OMS, Kleydson Andrade.

O coordenador Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Ciro Martins, e a coordenadora Geral Substituta de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Jurema Brandão, também integraram o grupo, que conheceu outras iniciativas de enfrentamento articuladas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Alfredo da Matta.

Na USF do Lago do Aleixo, os visitantes puderam verificar a rotina de atendimento e acompanhamento dos usuários e as estratégias utilizadas para o diagnóstico precoce da doença, uma medida fundamental para evitar lesões que se não tratadas, podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, informou que a visita teve o objetivo de, a partir da troca de conhecimentos com as equipes que atuam na ponta do sistema de saúde, fortalecer as políticas de enfrentamento da doença.

“Com essa visita, os representantes da OMS querem criar as bases para um planejamento de ações de controle da hanseníase a partir do conhecimento da realidade vivenciada pelos profissionais de saúde. A visita na unidade de saúde foi uma experiência muito boa porque conseguimos estabelecer um diálogo mais produtivo que pode resultar em ações mais objetivas para o enfrentamento da doença”, resumiu Marinélia Ferreira.

A comitiva também visitou as instalações da Fundação Alfredo da Matta e recebeu informações sobre o cenário da hanseníase no Estado do Amazonas. Ao mesmo tempo, apresentaram programas em nível global, regional e nacional que contam com o apoio da OMS e da Organização Panamericana de Medicina (Opas) e que podem fortalecer o controle da doença no Brasil.

— — —Texto – Divulgação / Semsa Foto – Divulgação / Semsa 

  

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Interdição temporária em alça superior da avenida Darcy Vargas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto para levar arte e cultura para idosos da Fundação Doutor Thomas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus debate ações voltadas às áreas de risco na capital

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro Parque 10

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura trabalha na recuperação de mais de 100 metros de rede de drenagem profunda no bairro Cidade de Deus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Com apoio da Prefeitura de Manaus, esquenta do ‘Bloco da Cobra Grande’ acontece nesta quarta-feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade