Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Programa Mais Acesso a Especialistas avança no Amazonas com estruturação de nova fase

25 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Estratégia visa acelerar atendimentos e criar um fluxo único para o paciente do SUS

Foto: Vanessa Marques/SES-AM

O Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) entrou em nova fase esta semana, no Amazonas, com a capacitação dos multiplicadores da nova política de saúde que vem sendo implementada pelo Governo do Estado e o Ministério da Saúde. O treinamento envolveu toda a equipe condutora das secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e dos municípios e servidores dos polos regionais.

O programa tem como objetivo reorganizar a oferta de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, incentivando a regionalização e otimizando filas e tempo de espera.

No novo modelo, o paciente realiza um circuito de atendimento que inclui todas as suas necessidades, com a execução da Oferta de Cuidado Integrado (OCI), uma fila única que contempla a consulta inicial, exames e consulta de retorno na atenção especializada. Ao fim desse processo, o acompanhamento do paciente segue na atenção básica.

Além da fila única, o Ministério da Saúde também está mudando a lógica de como o serviço é financiado, aumentando o valor pago por procedimento. De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, é uma política pública que se integra completamente ao novo modelo que o governador Wilson Lima está implantando no Estado, através do programa Saúde Amazonas e Saúde AM Digital.

“O Governo do Amazonas promove uma revolução na saúde, com programas que ampliam a oferta de consultas e exames especializados e ajudam a reduzir esse tempo de espera, amparados pelas novas tecnologias de inteligência artificial, com assistente virtual e uso de aplicativos. Também estamos fortalecendo os municípios com a repactuação do financiamento do Estado para que possam responder ao novo momento da saúde integrada”, afirmou.

A oficina de preparação dos multiplicadores aconteceu nesta segunda-feira (25/02) no auditório da Fametro e contou a presença de profissionais da atenção especializada da SES-AM – Secretaria Executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde; Secretaria Executiva Adjunta de Interior (SEAI); Secretaria Executiva de Assistência (SEA) – Complexo Regulador Departamento de Planejamento e Gestão (DEPLAN), Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Assistencial (DERAC), assessoria de Atenção Especializada dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Ministério da Saúde.

Foto: Vanessa Marques/SES-AM

De acordo com a secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde da SES-AM, Laís Moraes, o evento serve como difusor do programa para os demais municípios. A presença dos especialistas na oficina, afirma a secretária, é essencial para o entendimento da nova lógica de organização.

“Hoje, estamos reunidos aqui para uma oficina voltada especificamente para os integrantes do grupo condutor do Estado. Esses profissionais serão responsáveis por orientar e estruturar a implementação do programa nos diferentes territórios. Contamos com a presença de representantes das nove regionais do Estado, para que possam entender como o PMAE será organizado, quais as ferramentas necessárias para seu funcionamento e como ele impactará a assistência à saúde”, destacou.

A oficina foi conduzida pelos representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde: Aristides Vitorino de Oliveira Neto, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática, e Débora Spalding Verdi, coordenadora-Geral de Regulação Assistencial.

Segundo Aristides, além de injetar mais recursos na saúde, o programa propõe um modelo que também aprimora a qualidade do serviço. “Essa tem sido uma prioridade do governo. Enfrentar esse desafio é um compromisso que assumimos com os estados que aderiram ao PMAE e que estamos colocando em prática”.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ciama recebe embaixador do Chipre e trata de investimento e cooperação técnica bilateral

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima e ministra Márcia Lopes vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira

23 de julho de 2025
Amazonas

Palácio Rio Negro: Exposição “Manaus Bonita” revela belezas da capital amazonense em 40 fotografias

23 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados

23 de julho de 2025
Amazonas

Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá

23 de julho de 2025
Amazonas

Do Purus para as finais: Lábrea conquista espaço no futsal do JEAs 2025

23 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade