Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12 de maio de 2025
Compartilhar

Em 2024, serviço do órgão identificou descontos indevidos feitos por entidades com as quais os idosos não tinham vínculo

FOTOS: Agência Gov/ INSSEm 2024, consumidores, principalmente idosos, procuraram o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) relatando que estavam sendo descontados valores por entidades com as quais não possuíam vínculo ou autorização. A partir dessas queixas, o Procon Amazonas iniciou uma investigação interna, reunindo documentos e informações sobre os casos.

Após constatar a irregularidade dos descontos, o Procon formalizou as denúncias junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com o objetivo de reparar os direitos dos consumidores afetados e responsabilizar as entidades envolvidas, segundo o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Entre as instituições citadas nas denúncias estão a Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen), a Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS (Caap) e a Associação dos Aposentados do Brasil (AAB), todas identificadas como responsáveis pelos descontos indevidos.

Em resposta a essas denúncias, o Procon tem buscado soluções ágeis para garantir o ressarcimento dos valores descontados aos consumidores, com prazos para a devolução já estabelecidos. Em um dos casos, uma das entidades envolvidas comprometeu-se a cancelar os descontos e restituir os valores em até 30 dias úteis.

O órgão também orienta os consumidores a buscarem à defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) ou ao Poder Judiciário, para garantir que seus direitos sejam respeitados.

“Nosso trabalho é assegurar que aposentados e pensionistas não sejam prejudicados por práticas ilegais. Estamos aqui para apoiar, orientar e garantir a devolução dos valores descontados de maneira indevida o mais rápido possível”, afirmou Jalil Fraxe.

Além das ações para o ressarcimento dos valores, o Procon Amazonas também busca sensibilizar as entidades envolvidas, com o objetivo de evitar novos casos de descontos indevidos. O órgão segue monitorando de perto a situação, reafirmando seu compromisso de proteger os direitos dos consumidores e combater práticas abusivas de forma eficaz.

A atuação do Procon Amazonas tem sido essencial para a proteção dos direitos dos consumidores, especialmente no que diz respeito a questões tão sensíveis como os benefícios previdenciários, fundamentais para a sobrevivência de muitos aposentados e pensionistas no estado.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Detran-AM registra 366 atendimentos neste sábado

31 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: ADS beneficia cerca de 5 mil pessoas com doação de pescado

30 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: 21ª edição prossegue com atendimentos até quarta-feira, na zona oeste de Manaus

30 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima lança a 47ª edição da Expoagro, maior vitrine do agronegócio sustentável do Amazonas

30 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Polícia Militar do Amazonas apresenta projetos sociais, ambientais e terapia com cães

30 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: “Agora posso seguir meu sonho de ser professor”, celebra aluno ao receber certificado do Ensino Médio

30 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade