O deputado estadual Thiago Abrahim (UNIÃO Brasil) participou, na terça-feira (18/2), da aula inaugural do primeiro polo rural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado no distrito de NOVO Remanso, em Itacoatiara (distante a 1.676 quilômetros de Manaus). A conquista é fruto do Requerimento nº 1.266/2023, de autoria do parlamentar, e representa um marco na história da instituição.
“Ontem, pela primeira vez nos 24 anos de existência da UEA, conseguimos levar a universidade para uma área rural do interior do Amazonas. A UEA é mantida, exclusivamente, com recursos oriundos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e foi criada com o propósito de levar ensino, pesquisa e desenvolvimento para o nosso estado. Essa expansão significa um grande avanço para a educação e para a população do interior”, destacou Abrahim.
O polo inicia suas atividades com a oferta do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, que disponibiliza 60 vagas na modalidade presencial. O curso se alinha com a agropecuária desenvolvida na região de NOVO Remanso, que se consolidou como referência nacional na produção de abacaxi.
Para o deputado, a chegada da universidade a uma comunidade rural representa um grande avanço para os moradores de NOVO Remanso e as comunidades vizinhas, que agora terão acesso ao ensino superior sem precisar se deslocar para a capital.
“Os jovens do interior, muitas vezes, precisam migrar para a capital para estudar. Assim, quando um filho sai da sua cidade, dificilmente ele retornará à terra natal. Ele PODE voltar para visitar os pais no Natal e Ano NOVO, mas é na capital que ele constrói a sua vida. Quando levamos a universidade para o interior, evitamos o êxodo rural e o “inchaço” da capital, além de criar oportunidades naquela localidade. Incentivar a educação transforma a vida das pessoas”, disse.
A implementação do polo da UEA em NOVO Remanso é fruto de uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Itacoatiara, que cedeu as instalações da escola Petrônio Pinheiro para a realização dos cursos.
“Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a interiorização do ensino superior e o fortalecimento do setor agropecuário na região. Com essa conquista, NOVO Remanso se torna um exemplo de como a educação PODE impulsionar o crescimento econômico e social, garantindo oportunidades para as futuras gerações sem que elas precisem deixar suas raízes”, concluiu.