Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade cobra que Prefeitura de Manaus apresente cronograma de ações de prevenção e reação a desastres naturais

20 de março de 2025
Compartilhar

Após as reiteradas cobranças quanto à implementação de um Comitê Municipal Permanente de Crise, por parte do Executivo Municipal, cujo objetivo é monitorar e atuar, de forma antecipada diante de situações emergenciais, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), voltou a questionar a Prefeitura de Manaus quanto às ações de prevenção e reação a desastres naturais na capital.
“Estamos encaminhando à Prefeitura de Manaus um requerimento solicitando informações a respeito do programa de trabalho planejado e executado pelo município para a prevenção e reação a desastres naturais na capital. Pelo que temos visto nos últimos dias, a gestão municipal não tem se preparado com a eficácia e eficiência que os problemas requerem. Caso contrário, não teríamos a repetição de tantas situações que nos causam indignação. Já é a segunda vez, somente neste ano, que fazemos essa solicitação à prefeitura”, afirmou o deputado presidente.
A solicitação tem como base os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que coloca Manaus como a capital do Brasil com o maior número de alertas de desastres emitidos em 2024.
“Infelizmente, na última chuva tivemos a morte da Sammya Maciel, de 45 anos, outras pessoas soterradas e dezenas de outras prejudicadas pela forte chuva desta quarta-feira. Precisamos saber, de fato, quais medidas foram ou estão sendo implantadas para dirimir os efeitos dos desastres naturais. Conforme a prefeitura, Manaus possui, aproximadamente, 1.650 áreas de risco, classificadas em níveis 1,2,3 e 4. Destas, 644 são consideradas como de alto e muito alto risco. Diante desses números, o que o Executivo Municipal tem feito? A população precisa de ações efetivas”, declarou.
Proposta de Cidade
Outra medida defendida pelo deputado presidente é a Lei nº 6.528/2023, que estabelece diretrizes gerais para elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas.
A legislação tem como objetivo a implantação de iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico, diante dos efeitos dos períodos de chuvas, cheia e vazante dos rios amazônicos.
“O Governo do Estado já deu início, desde o ano passado, à elaboração do plano estadual. Precisamos saber se a prefeitura da capital também terá essa iniciativa e quando isso vai acontecer”, destacou o parlamentar.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade