Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura incentiva a consciência ambiental com contação de história sobre queimadas para crianças da educação infantil

29 de julho de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), lançou, nesta terça-feira, 29/7, o 6º episódio do projeto “Contação de história”, com o tema “Seu Mário e Dona Jiji contra o fogo desgovernado”. A atividade aconteceu no Centro Municipal de educação infantil (Cmei) professor Dr. Félix Valois Coelho, no bairro Nova Cidade, zona Norte.

A ação tem como objetivo despertar nas crianças a consciência ambiental, incentivar o cuidado com a natureza e reforçar a importância da preservação do meio ambiente nas unidades de ensino da REDE municipal de educação.  

“Seu Mário e Dona Jiji contra o fogo desgovernado” aborda de forma lúdica e educativa sobre a preservação ambiental e os cuidados necessários para evitar queimadas na Amazônia, sobre o clima amazônico e a responsabilidade ambiental.  

O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, ressaltou a importância do projeto “Contação de história” nas escolas municipais. “Esse projeto é fundamental, pois trabalha de forma lúdica e acessível, aproximando-se do universo infantil. Apresentamos as histórias de maneira que cada criança consiga compreender a mensagem. Usamos nossa criatividade para garantir que todos os alunos entendam e aprendam, desde cedo, a importância de ser um defensor da natureza”, afirmou.  

A personagem Dona Jiji, interpretada pela professora France Mary Cavalcanti, emocionou a plateia durante a apresentação na escola ao falar sobre a importância de combater as queimadas na Amazônia.  

“Crianças, é muito importante que cada um de vocês leve essa mensagem para casa. Contem para a mamãe e para o papai que precisamos cuidar do nosso meio ambiente. As queimadas machucam a floresta, os animais e até o ar que a gente respira. Cuidar da natureza é um ato de amor e responsabilidade. Quando protegemos a Amazônia, estamos cuidando do futuro de todos nós”, disse a personagem.

Para o pequeno John Barros, do 2° período, a apresentação foi uma forma divertida de aprender sobre os cuidados que ele e seus colegas precisam ter para proteger a natureza. “Eu achei muito legal a apresentação do seu Mário e da dona Jiji. Aprendi sobre o fogo e as queimadas. Vou falar para o papai e para mamãe que a gente não pode tacar fogo no lixo”, contou John. 

— — — 

Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

Fotos – Eliton Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCou4t

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Norte da capital

29 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida acompanha obras no conjunto Galiléia e anuncia avanço do asfaltamento com a chegada do verão

29 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus chega ao bairro Jorge Teixeira 3ª etapa com ações simultâneas de recuperação viária

29 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida inaugura maior base da Guarda Municipal de Manaus na zona Leste

29 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Infraestrutura viária da comunidade Bairro Novo é reforçada com ação da Prefeitura de Manaus

29 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove atividades na Semana do TDAH em escolas municipais 

29 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade