A Prefeitura de Manaus participou, nesta quinta-feira, 31/7, da 22ª reunião do Conselho Municipal do trabalho (CMT), no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico da cidade. O encontro abordou temas cruciais para o mercado de trabalho local, com destaque para o Plano de Ações e Serviços (PAS) 2025 e a capacitação dos conselheiros.
Durante a reunião, foi discutida a alocação de recursos federais para o Sistema Nacional de emprego (Sine) Municipal. Um despacho publicado no Diário Oficial da UNIÃO, em 22 de julho deste ano, revelou a distribuição de verbas, com o Sine de Manaus sendo contemplado com R$ 377.153,00 para o Bloco de Gestão e Manutenção da REDE de Unidades. Os planos de ação e serviços devem ser enviados até 15/8, conforme o modelo estabelecido na portaria SPPE 8057/2019.
Representando a Prefeitura de Manaus, o secretário-executivo do CMT e diretor do Sine Manaus, Pedro Lima, destacou a importância do encontro para o debate de melhorias para as ações de empregabilidade em Manaus. Ainda segundo ele, além de tratar sobre os recursos que serão destinados à Manaus, a pauta da reunião incluiu a qualificação dos conselheiros do trabalho, emprego e Renda (Cter).
“O Ministério do trabalho e emprego (MTE), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), promoverá um curso de capacitação na modalidade ensino a Distância (EaD) síncrona, com aulas ao vivo. Os conselheiros de Manaus foram alocados para a turma 1, que ocorrerá de 1º/9 a 17/11 de 2025”, ressaltou Pedro.
Estiveram presentes na reunião o presidente do CMT, Marcos Anderson Pinheiro Nogueira, representante da Federação da agricultura e pecuária do Estado do Amazonas (Faea), além de Samantha Oliveira Gomes da Silva Chíxaro e Arthur Gomes Benayon, da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); e a superintendente regional do trabalho e emprego no Amazonas (SRTE/AM), Maria Francinete Correia de Lima, acompanhada de Carlos Araújo Ferreira.
Também participaram os representantes dos trabalhadores, como Waldir de Azevedo Guimarães (CUT), Benedito Marques de Oliveira e Cezar Iliano Matos do Nascimento (UGT), além de Ted Kleber Lima Holanda (Força Sindical). Representando os empregadores, estiveram presentes Cristiane Patrícia Mello Vieira Xavier Bezerra (Fieam) e Ray Rodrigues de Lima (Femicro).

— — —
Texto – Asafe Augusto/Semtepi
Fotos – Divulgação/Semtepi