Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pré-COP30: FVS-RCP participa da Conferência Global sobre Clima e Saúde de 2025, em Brasília

30 de julho de 2025
Compartilhar

Evento reúne 600 representações políticas, da saúde, do meio ambiente, da ciência e controle social de mais de 12 países

Foto: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participa da Conferência Global sobre Clima e Saúde de 2025, realizada de 29 a 31 de julho no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Com 600 participantes de mais de 12 países, o evento é o principal encontro preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em novembro, em Belém.

A conferência é promovida pelo Governo do Brasil, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com apoio do Reino da Espanha, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Fundação Gates, Fundação Rockefeller e Wellcome.

Enquanto instituição de Vigilância em Saúde do Amazonas, durante a programação da conferência, a FVS-RCP participa de grupos de trabalhos, contribuindo na construção de políticas de adaptação, ao setor saúde, ao Plano de Ação em Saúde de Belém, proposta que o Brasil apresentará durante a 30ª COP30.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância da participação do Amazonas, dada sua posição estratégica no debate climático. “Vivenciamos diretamente os efeitos da crise climática, das queimadas às emergências de saúde. É essencial garantir que a perspectiva amazônica esteja refletida nos acordos internacionais”, afirmou.

Também presente na programação, o diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, reforçou a necessidade de estruturar tecnicamente as propostas do evento, contemplando a realidade amazônica.

“É fundamental documentar de forma sólida as contribuições de todas as realidades, incluindo a do Amazonas, que emergem deste encontro, assegurando embasamento técnico para a implementação das ações”, declarou Zany.

Fotos: Maíra Pessoa/ FVS-RCPSaúde frente às mudanças climáticas

Durante o evento, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Lima, destacou a importância da integração da saúde no enfrentamento das mudanças climáticas que alteram o ambiente de vetores. “Ter uma conferência onde se discute clima, como fator agravante da saúde pública, se faz cada vez mais necessário”, afirmou a ministra.

A CEO da COP30, Ana Toni, ressaltou que o evento busca alinhar estratégias e ações concretas para lidar com os impactos das mudanças climáticas na saúde. “Analisaremos oportunidades de sinergia entre saúde e clima. A agenda deste encontro deve apresentar o plano de ação em saúde alinhado aos compromissos da Convenção sobre Mudança do Clima”, destacou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso do Brasil com a pauta climática e apresentou a proposta preliminar do Plano Belém, na Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde. “Esperamos que este encontro ajude a sistematizar a proposta, preparando o caminho para a mobilização e adesão internacional nos próximos meses”, disse.

Além de autoridades políticas, da saúde, do meio ambiente e da ciência, o controle social também está representado na conferência, com a participação da presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magna. “É preciso enfrentar desigualdades, integrar ações com Conass e Conasems, e oportunizar a inclusão, equidade e proteção aos mais vulneráveis”, reforçou.

A Conferência inclui ainda a reunião anual da Aliança para Ação Transformadora em Clima e Saúde (Atach), promovendo a articulação entre países e instituições de saúde pública.

Além das contribuições para a adaptação do Plano de Ação de Saúde de Belém, a conferência também visa a definição de compromissos dos países-membros da Atach com a agenda climática da saúde; a consolidação da saúde como eixo central nas discussões da COP30; e a produção de evidências científicas que sustentem a execução do plano.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

ADS promove Feira de Produtos Regionais durante a 33ª Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

31 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam cria Gerência de Controle de Resíduos para ampliar fiscalização e incentivar economia circular no Amazonas

31 de julho de 2025
Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado vai modernizar a iluminação pública de Careiro da Várzea

31 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM promove conscientização com ações interativas no calçadão da Ponta Negra

31 de julho de 2025
Amazonas

Regularização fundiária: Sect atende 100 famílias no município de Itapiranga

30 de julho de 2025
Amazonas

Secretário de Meio Ambiente do Amazonas é eleito presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente

30 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade