Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas indica informações técnicas e econômicas sobre o cultivo do açaí

27 de dezembro de 2024
Compartilhar

O estudo é apoiado pelo Programa Amazonas Estratégico da Fapeam

FOTOS: Acervo do coordenador da pesquisa, Vaírton RadmannApresentar informações técnicas e econômicas sobre o cultivo do açaí (Euterpe oleracea Mart) cultivar BRS-Pará, conhecido popularmente como ‘açaí de touceira, que se expandiu significativamente na região sul e sudeste do Amazonas, impulsionado pelo mercado nacional e internacional pela polpa da fruta do açaí, foi o principal objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo intitulado ‘Resposta do açaí cultivar BRS-Pará às doses crescentes de nitrogênio, fósforo e potássio com e sem irrigação’ é apoiado pelo Programa de Apoio Estratégico ao desenvolvimento econômico-Ambiental do Estado do Amazonas – Amazonas Estratégico, Edital N° 004/2018.

O coordenador do estudo e doutor em Manejo e Conservação do Solo e da Água, Vaírton Radmann, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), afirma que as análises iniciaram desde a produção de mudas, seguido pelo plantio e desenvolvimento das plantas no campo. E ainda que esses estudos deverão seguir por vários anos, a fim de observar o ciclo de viabilidade da espécie.

“O açaí faz parte do hábito alimentar da população na Amazônia, alimento com excelentes propriedades nutricionais e medicinais, o que fez ser exportado e consumido em outros países. Além da importância no hábito alimentar, o açaí é uma importante fonte de renda, se não a mais importante para muitos extrativistas e produtores rurais”, afirmou sobre a importância do açaí. 

O estudo determinou a circunferência do estipe das plantas, a altura e os teores de nutrientes no tecido, em função das doses de nitrogênio (N), fósforo (P2O5) e potássio (K2O), do número de plantas por cova, com e sem irrigação, no primeiro e no segundo ano de cultivo.

A análise de solo e da folha são duas ferramentas extremamente importantes no momento da recomendação de adubação no açaí do produtor, objetivando diminuição de custos, maior produtividade e qualidade do açaí, ganho ambiental e maior lucratividade.

“Na área experimental de 15 hectares na Agropecuária Rossato, as plantas completaram 4 anos e meio. Paralelamente, são conduzidos mais 4 experimentos de 8,50 hectares em outras 3 propriedades rurais, com plantas de mesma e diferentes idades, que fazem parte da Recomendação de adubação para o açaí”, explicou.

Ele complementou ainda que, para a produção das mudas de açaí, é importante adquirir sementes com registro e seguir o padrão técnico adequado no viveiro, o que vai proporcionar mudas com estipe de maior diâmetro, sadias e altura adequada, permitindo um melhor desenvolvimento inicial no campo.   

Resultados

No momento da recomendação de adubação, é importante o equilíbrio entre as quantidades de nitrogênio, fósforo e potássio a serem aplicadas pelo produtor, para o satisfatório desenvolvimento das plantas. Essa é a importância da análise de solo e sempre que possível, da análise foliar, para a adequada recomendação de adubação.

Amazonas Estratégico

O Programa visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, nas seguintes linhas temáticas: 1) agricultura (fruticultura); 2) Aquicultura (piscicultura e Peixes Ornamentais); 3) Química Fina, Biocosméticos e Biofármacos; 4) Tecnologia da Informação e Comunicação; 5) Novos materiais (biocompósitos, compósitos avançados e metamateriais bioinspirados); 6) Recuperação/Regeneração de Área Degradada; 7) Serviços ambientais; 8) Mineração.

“A Fapeam através de seus editais tem proporcionado a realização de inúmeras pesquisas voltadas ao setor primário, que tem contribuído no desenvolvimento desse setor no interior do estado e formação de recursos humanos. Agradeço a todos da equipe de trabalho que contribuíram e contribuem na realização dos projetos”, afirmou o coordenador do estudo.

Portfólio de Pesquisas

Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais acesse o link a seguir: https://l1nk.dev/fapeam-portfolio-4

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon-AM lança cartilha de combate ao superendividamento em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

11 de setembro de 2025
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa diversidade de moscas amazônicas

11 de setembro de 2025
Amazonas

RespirAR amplia atuação e leva campanha de orientação postural para escolas estaduais

11 de setembro de 2025
Amazonas

Forças de Segurança atingem 80% de eficácia no cumprimento das metas dos indicadores Plano Estadual de Segurança Pública

11 de setembro de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por sequestro, cárcere privado, lesão corporal e outros crimes

11 de setembro de 2025
Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de um homem que desapareceu no bairro Cidade Nova

11 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade