Os 17 militares atuarão em ocorrências de busca e resgate nos rios do Amazonas
FOTOS: Divulgação/CBMAMPela primeira vez em mais de dez anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta segunda-feira (23/12), a formatura dos 17 novos mergulhadores da corporação. Na turma também está a primeira bombeira da história do estado a se tornar mergulhadora. A capacitação teve início ainda no mês de novembro com aulas teóricas e práticas de técnicas de mergulho autônomo.
De acordo com o comandante-Geral do CBMAM, coronel Orleilson Muniz, a capacitação dos mergulhadores foi possível graças à convocação feita pelo Governo do Amazonas, por meio de concurso público para ingresso de novos soldados no Corpo de Bombeiros.
“Há mais de dez anos não tínhamos o curso pela falta de ingresso de efetivo. E agora, com chamamento feito pelo governador Wilson pudemos preparar esses militares. Para ser mergulhador é necessário um conhecimento técnico muito específico e condições de saúde adequadas para a função”, disse coronel Muniz.
FOTO: Divulgação/CBMAM
Ao longo do período de curso, a turma de mergulhadores teve aulas de equipagem e desequipagem em tanque de mergulho, busca e resgate nas águas escuras e turvas, operações com respiração autônoma com cilindros de ar comprimido e reguladores de pressão.
“Concluir esse curso me dá uma sensação de muita felicidade. É um passo importante na minha carreira de bombeira militar. Não foi fácil, mas a cada prova que superava, eu sentia que estava um passo mais perto e isso me impulsionava a continuar firme”, disse a primeira bombeira mergulhadora do Amazonas, soldado Aryell Lins.
FOTO: Divulgação/CBMAM
O curso de formação foi ministrado pelos mergulhadores do Pelotão Fluvial do CBMAM, que estão entre os mais renomados no Brasil em missões em meio líquido. A partir da formatura, a nova turma de mergulhadores atuará nas ocorrências de busca e resgate de vítimas na capital e no interior do Amazonas.