Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

PC-AM prende homem envolvido em feminicídio e estupro coletivo de indígena; cúmplice na fuga também foi capturado

8 de janeiro de 2025
Compartilhar

Outros dois envolvidos no crime estão sendo procurados

FOTO: Erlon Rodrigues e divulgação/PC-AM

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 75ª delegacia Interativa de polícia (DIP) de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) e Departamento de polícia do Interior (DPI), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Força Nacional de Segurança Pública, polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu, na terça-feira (07/01), Sirrico Aprueteri Yanomami, de 19 anos, investigado por participar do estupro coletivo e feminicídio da indígena da etnia Baré, Rosimar Santos de Oliveira, que tinha 45 anos.

O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira (03/01), na rua Vereador José Basílio, bairro Centro, em Barcelos. Durante a operação, Sandoval Aprueteri Yanomami também foi preso por auxiliar na fuga dos autores logo após a ação criminosa.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (08/01), o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou o trabalho rápido e eficiente da equipe policial de Barcelos, que resultou na prisão de dois indivíduos envolvidos no caso. Um deles participou diretamente do estupro coletivo e feminicídio da indígena Rosimar.

“Esse crime grave abalou profundamente a comunidade de Barcelos, tendo em vista que as imagens do ato criminoso também foram compartilhadas em redes sociais e grupos de WhatsApp. Aproveitamos essa oportunidade para reforçar o pedido à população: não compartilhem esse tipo de conteúdo”, ressaltou Torres.

FOTO: Erlon Rodrigues e divulgação/PC-AM

Guilherme Torres também informou que o suspeito Sirrico já possui histórico de prática de estupro em outro estado. “A resposta já foi dada pelas Forças de Segurança. Quero enfatizar a importância da participação conjunta neste caso, contando com o apoio essencial da FUNAI, da Força Nacional, da PMAM e da GCM do município”, enfatizou o delegado-geral adjunto.

Conforme o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, foi dada uma rápida resposta na elucidação do crime que envolveu extrema violência contra uma mulher, que foi covardemente agredida, assassinada e estuprada. Ele destacou que a polícia Civil está cumprindo seu papel e reforçou que não tolerará violência contra mulheres e crianças, realizando um trabalho implacável em todo o estado do Amazonas, com atenção especial ao interior.

FOTO: Erlon Rodrigues e divulgação/PC-AM

“O trabalho que está sendo realizado no interior do estado é algo inédito. Hoje, temos uma média de uma prisão por dia de abusadores de crianças ou agressores de mulheres. Contamos com o reforço de policiais civis, delegados, investigadores e escrivães no interior, o que tem mudado essa realidade. Com isso, estamos resgatando a confiança da população, que tem trazido denúncias, e a resposta vem sendo dada de forma eficaz”, afirmou Mavignier.

Crime e prisão

De acordo com o delegado John Castilho, titular da 75ª DIP, o corpo de Rosimar foi encontrado em um terreno abandonado na zona urbana. O crime foi filmado e compartilhado em aplicativos de mensagens, gerando grande comoção na comunidade. Assim que tomaram conhecimento do caso, as equipes policiais iniciaram investigações e diligências para identificar e localizar os autores.

As apurações confirmaram a participação de Sirrico Aprueteri Yanomami, já preso, além de Klesio Aprueteri Yanomami, de 26 anos, e um adolescente de 17 anos. Ambos possuem mandados de prisão e apreensão, respectivamente, mas ainda não foram localizados. Todos os envolvidos pertencem à mesma etnia.

Durante as investigações, foi constatado que os autores conheceram a vítima na noite anterior ao crime, durante uma festa na localidade. Na madrugada, quando Rosimar voltava para casa, eles aproveitaram a oportunidade para cometer o crime.

“Após recebermos a comunicação desse crime, não descansamos e trabalhamos intensamente para identificar e qualificar todos os autores. Conseguimos confirmar a participação direta de três homens, sendo que um já foi preso, enquanto os demais continuam sendo procurados”, declarou Castilho.

FOTO: Erlon Rodrigues e divulgação/PC-AM

Sirrico Aprueteri Yanomami e Sandoval Aprueteri Yanomami foram localizados e presos na comunidade do Cumaru, na região do médio Rio Negro, zona rural de Barcelos.

Prisões no interior

Somente em 2024, foram registradas 3.576 prisões no interior do Estado, relacionadas a diversos crimes.

Denúncias

A PC-AM reforça que quem tiver informações sobre o paradeiro dos outros envolvidos PODE entrar em contato pelo número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será preservada.

Procedimentos

Todos responderão por estupro coletivo e feminicídio. Já Sandoval responderá por favorecimento pessoal. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da justiça.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Atividades físicas realizadas nos Centros de Convivência contribuem para saúde mental

12 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas conquista primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2025

12 de setembro de 2025
Amazonas

Banzeiro Cabôco reúne talentos locais em noite de música no Largo de São Sebastião

12 de setembro de 2025
Amazonas

Alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho participam de 16ª edição de Mostra Literária

12 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas prepara ações para impulsionar o turismo em Parintins através do Prosai

12 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé

12 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade