Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Obras que destacam Festival de Parintins são lançadas pela Editora da UEA na Ilha Tupinambarana

25 de junho de 2025
Compartilhar

“Almanaque do Festival Folclórico de Parintins” e “Caprichoso: o livro das lendas” foram apresentados na Feira D, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus)

Fotos: Gerson Freitas/UEAUm trabalho coletivo envolvendo quase 80 autores e mais de 150 verbetes. Esse é o “Almanaque do Festival Folclórico de Parintins”, livro lançado na terça-feira (24/06), na Feira D, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A obra escrita por Diego Omar da Silveira e Eliseu da Silva Souza, surge como um trabalho coletivo, colaborativo e aberto para oferecer informação de qualidade, acessível para pesquisador, mas também para o cidadão comum sobre o festival que encanta torcedores dos bumbás Caprichoso e Garantido.

A obra integra uma coleção que está projetada para ter 13 volumes, sendo o almanaque o sétimo. “A gente imagina que ainda venha o livro dos rituais do Boi Caprichoso, da alegoria, das indumentárias, dos itens. Além do livro do professor Eric Nakanome, que já deve ser lançado no segundo semestre, que é um estudo sobre a representação dos indígenas no Bumbá de Parintins”, adiantou o pesquisador e um dos autores da obra, Prof. Dr. Diego Omar da Silveira.

“Quando o festival voltou após a pandemia, em 2022, recebemos e conversamos com muita gente. Desde o cidadão comum, que é torcedor do Boi, os especialistas e os jurados. Então, as pessoas manifestavam essa falta de uma informação confiável, organizada e objetiva. Porque não adianta você recomendar um livro para a pessoa entender a trajetória do festival, porque ela não vai parar para ler um livro não sendo um especialista”, explicou o escritor, sobre o Almanaque que é fruto de dois processos que se cruzam.

Fotos: Gerson Freitas/UEA

O Festival Folclórico de Parintins foi criado, em 1965, para angariar recursos para a conclusão da obra Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Parintins. As apresentações entre as duas agremiações folclóricas: a do Boi Garantido (vermelho) e a do Boi Caprichoso (azul) acontece no Centro Cultural de Parintins — mais conhecido como Bumbódromo.

E o escritor Eliseu da Silva Souza explica que a proposta do Almanaque foi uma iniciativa do professor Diego, depois de ouvir que algumas pessoas sentiam a necessidade de ter algumas explicações sobre o festival. “A partir do projeto do Padex, discutimos um desmembramento. Assim nasce o Almanaque. A construção foi muito bonita, porque reunimos o grupo de pesquisadores com os estudantes e fomos ler os verbetes”, destaca.

Foto: Gerson Freitas/UEA

Apoio institucional

O pesquisador Diego Omar reforça, ainda, o apoio da Editora UEA na materialização das pesquisas da Universidade do Estado do Amazonas. “O livro vai nos ajudar a entender essa relação do Festival Folclórico de Parintins com o currículo escolar. Pois, tudo que a gente faz é fruto de pesquisa, de sistematização de dados. E o resultado é o Almanaque que teve todo o apoio da Universidade do Estado do Amazonas, por meio da Editora UEA. A Editora UEA é fundamental, porque não basta ter apenas a vontade, para nós professores nos sentimos muito felizes, também, de saber que nós temos um apoio institucional para continuar pesquisando e levar adiante o fruto do trabalho com o selo da UEA”.

Caprichoso: o livro das lendas

Ainda durante o lançamento do Almanaque, também foi apresentado pela Editora o livro “Caprichoso: o livro das lendas” que reúne, em palavras e imagens, as lendas que encantaram o público nas apresentações do Boi Caprichoso no Festival de Parintins desde 1996, resgatando parte essencial do legado artístico e da memória cultural amazônica.

A obra é organizada por Diego Omar da Silveira, Thayron Rodrigues Rangel e Roberto Sena, e é resultado de um trabalho de pesquisa e curadoria iniciado no Centro de Documentação e Memória do Boi-bumbá Caprichoso (Cedem). A publicação dá continuidade ao esforço editorial que começou com “O Livro da Toada”, lançado em 2021 e reeditado em 2024.

Para adquirir as obras, basta entrar em contato pelo e-mail editora@uea.edu.br

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços estratégicos para a Segurança Pública

15 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde

15 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves

15 de agosto de 2025
Amazonas

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

15 de agosto de 2025
Amazonas

Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita

15 de agosto de 2025
Amazonas

Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade

15 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade