Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Nova lei federal amplia direito à cirurgia reparadora de mama e reforça ações da Aleam no Amazonas

23 de julho de 2025
Compartilhar

O Governo Federal sancionou, no dia 17 de julho de 2025, a Lei nº 15.171/2025, que amplia o acesso à cirurgia plástica reparadora da mama, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por planos de saúde privados. Antes restrito a casos de câncer, o procedimento agora passa a ser garantido a todas as mulheres que sofreram mutilação total ou parcial das mamas em decorrência de doenças, violência ou traumas, sem qualquer forma de discriminação.
No Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), há algum tempo, tem se destacado como protagonista na consolidação desses direitos. Leis estaduais reforçam o compromisso da Aleam com a dignidade, a saúde e o bem-estar da população amazonense.
Com iniciativas legislativas consistentes e voltadas à realidade da população, a Assembleia Legislativa do Amazonas reafirma seu papel como referência na garantia de direitos sociais, garante o presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB).“As leis estaduais não apenas complementam os avanços promovidos pelo Governo Federal, como ampliam o alcance e a efetividade das políticas públicas no Estado, promovendo saúde com dignidade, informação e equidade”, enfatizou.A Lei nº 5.101/2020, originada do Projeto de Lei nº 324/2019, da deputada Alessandra Campelo (Podemos), torna obrigatória a afixação de cartazes informativos em hospitais, clínicas e unidades de saúde no Amazonas, divulgando o direito à reconstrução mamária após a mastectomia, assegurado pela Lei Federal nº 9.797/1999.
“A mastectomia é uma cirurgia mutiladora que, embora muitas vezes imprescindível, deixa sequelas físicas, emocionais e sociais. Garantir o acesso à cirurgia reparadora é também uma forma de preservar a autoestima e a dignidade da mulher”, afirmou a parlamentar.
Campelo ressalta que, apesar de o direito estar previsto em lei desde 1999 e ter sido reforçado por alterações em 2013 e 2018, muitas mulheres ainda desconhecem essa possibilidade, principalmente em regiões afastadas ou em situação de vulnerabilidade.
“Reconstruir a mama mutilada representa mais do que uma questão estética: é um passo importante no processo de reabilitação integral da paciente, influenciando diretamente sua qualidade de vida”, destacou.
Cirurgia reparadora após bariátrica
Também na vanguarda dos direitos à saúde, a Aleam aprovou a Lei nº 7.338/2025, de autoria do deputado estadual Mário César Filho (UB). A norma obriga os planos de saúde que atuam no Estado a custear cirurgias plásticas reparadoras ou funcionais para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, desde que haja indicação médica.
O objetivo é garantir uma recuperação integral, tratando não apenas a obesidade mórbida, reconhecida como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas também as consequências físicas e funcionais da perda de peso acentuada, como o excesso de pele.“Muitos desses pacientes enfrentam não apenas desafios físicos, mas também sérias repercussões emocionais e psíquicas. A reparação corporal é parte essencial do processo terapêutico e de retomada da autoestima”, explicou o parlamentar.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam, presidida pelo deputado Daniel Almeida, participa de ação integrada com o Tribunal de Justiça no Centro de Manaus

23 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Projeto de Roberto Cidade propõe sistema de saúde fluvial inteligente para comunidades ribeirinhas do Amazonas e valorização dos profissionais

23 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente da Aleam acompanha casos de violência familiar e sofrimento emocional em Manaus

23 de julho de 2025
Legislativo Estadual

João Luiz reforça investimentos em educação e visita lideranças indígenas em Manicoré

23 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho acompanha série de entregas, inaugurações e anuncia ação ‘Laudo Azul’ em Autazes

23 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Para Comandante Dan, comunidades rurais revelam um Amazonas esquecido

23 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade