Por meio de ações do projeto Motociclista Legal, o Governo já beneficiou mais de 17 mil mototaxistas em todo o estado
FOTOS: Mauro Neto/SecomMototaxistas do interior do Amazonas beneficiados pelo projeto Motociclista Legal destacam a atenção do Governo do Estado com a segurança no trânsito. Profissional da área de transporte de passageiros, há 11 anos, no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus), Nayone Silva, de 29 anos, afirmou que a categoria nunca havia recebido esse tipo de ajuda governamental.
“Vai ajudar muito, porque trabalhamos com pessoas todos os dias e temos a maior responsabilidade. Nunca tivemos esse apoio. Vamos ter dois capacetes para nós e para nossos passageiros, para a segurança deles e nossa também. Então, só tenho a agradecer muito mesmo”, destacou Nayone Silva.
FOTO: Mauro Neto/SECOM
O projeto Motociclista Legal faz parte do programa Detran Cidadão, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Durante as ações do projeto, o Estado entrega a mototaxistas kits de segurança, compostos por capacete e colete de identificação.
Ao todo, o Motociclista Legal já beneficiou 5.773 profissionais em Manaus e 11.817 em 50 municípios do interior, totalizando 17.590 mototaxistas atendidos em todo o estado. O valor investido pelo Governo do Amazonas é de mais de R$ 10 milhões, desde o início do projeto em novembro de 2021.
Segurança e identificação
FOTO: Mauro Neto/SECOM
Outro beneficiado pelo projeto é o mototaxista Pelaio Montanho, 51, que também disse que os equipamentos entregues pelo Estado promovem a segurança não só dos condutores, como também dos passageiros que necessitam desse tipo de transporte.
“Eu creio que vão ficar muito boas as condições de nós trabalharmos aqui nas ruas de Fonte Boa. O capacete é um instrumento que protege, no caso de um acidente; traz mais segurança ao condutor e a quem vai sendo conduzido. Então, é muito proveitoso. Parabéns ao governador (Wilson Lima) por essa ajuda às associações de mototaxistas de Fonte Boa”, declarou Pelaio Montanho.
Para o mototaxista Samuel Nonato, 31, além da proteção direta garantida pelos capacetes, os coletes devidamente demarcados auxiliam na identificação dos mototaxistas e na consequente segurança durante o tráfego noturno.
FOTO: Mauro Neto/SECOM
“Vai ajudar nossa identificação de condutores. Nunca a nossa categoria foi vista como uma prioridade para benefício governamental. Mas cremos agora que é uma nova oportunidade, um NOVO tempo que está chegando para nós. E tanto nós quanto os nossos clientes que vão estar sendo conduzidos, vamos nos sentir mais seguros”, avaliou Samuel Nonato.