Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Monitoramento da FVS-RCP garante 100% de aprovação em seringas e agulhas hospitalares avaliadas no Amazonas

25 de julho de 2025
Compartilhar

Amostras analisadas no estado apresentaram excelente desempenho em critérios como resistência, rotulagem e segurança

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Arquivo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alcançou resultados expressivos no monitoramento da qualidade de seringas, agulhas e equipos hospitalares utilizados no estado, dispositivos utilizados principalmente para a administração de soluções intravenosas em pacientes, como soro e medicamentos.

A avaliação faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade de Produtos para a Saúde, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com apoio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, e da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG).

Durante o monitoramento, foram coletadas e analisadas, por amostragem, 421 agulhas e 1.650 seringas utilizadas em unidades de saúde públicas e privadas do Amazonas. Todas as amostras analisadas apresentaram 100% de aprovação, o que confirma a adequação às exigências técnicas da Anvisa e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As avaliações incluíram verificação de integridade da embalagem, escala graduável contínua, presença de registro regular na Anvisa e resistência à tração, que é a capacidade de um material suportar forças que puxam ou esticam sem haver rompimento.

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP, Arquivo/FVS-RCP

“Esse resultado mostra a qualidade dos produtos que estão sendo utilizados no estado e demonstra a importância de mantermos o monitoramento contínuo desses insumos. A segurança do paciente é prioridade”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

As análises laboratoriais foram realizadas em parceria com o Lacen-AM, responsável pela logística da coleta e envio dos materiais, e com a Funed, que realiza os testes laboratoriais de controle de qualidade. As amostras foram coletadas ao longo de um ano e meio de programa, entre 2023 e 2024.

Segundo o ponto focal do programa no Amazonas, Rednaj Bacury Mota, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, os bons resultados não anulam a necessidade de vigilância constante. “Mesmo com alto índice de aprovação, seguimos monitorando para garantir que apenas produtos seguros e eficazes estejam disponíveis nas unidades de saúde”, disse.

Rednaj acrescenta que essa ação também permite identificar rapidamente qualquer desvio de qualidade, especialmente em itens importados. Caso o programa tivesse identificado não conformidades, os produtos seriam retirados do mercado e as empresas responsáveis seriam notificadas.

O Amazonas participa do programa desde 2023, tendo sido escolhido, pela Anvisa para a realização desse monitoramento, por possuir polo industrial produtor de insumos médicos, como agulhas e seringas. A FVS-RCP atua diretamente na coleta das amostras em unidades de saúde e hospitais, seguindo os critérios da RDC nº 751/2022 da Anvisa.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (25/07)

25 de julho de 2025
Amazonas

IML busca por familiares de homem que faleceu após acidente de trânsito

25 de julho de 2025
Amazonas

Fapeam anuncia novos editais em CT&I com investimentos que ultrapassam R$ 11,5 milhões

25 de julho de 2025
Amazonas

Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial

25 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas adquire três toneladas de alimentos de produtores de Envira

25 de julho de 2025
Amazonas

Oficina ‘Corpo Cidade – Performance’ une arte performática e memória urbana em vivência

25 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade