Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Mário César Filho e Procon-AM notificam cinema em shopping da zona norte por impedir entrada com alimentos

16 de julho de 2025
Compartilhar

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), realizou nesta terça-feira (15), em parceria com o Procon-AM, uma fiscalização em um cinema localizado em um shopping da zona norte de Manaus. A ação ocorreu após denúncias de consumidores que relataram estar sendo impedidos de entrar nas salas de exibição com alimentos e doces comprados em outros estabelecimentos do próprio shopping.
Durante a fiscalização, ficou constatado que a prática estava, de fato, ocorrendo, em descumprimento à legislação vigente. O cinema foi notificado pelo Procon-AM, e poderá responder administrativamente caso não corrija a conduta.
A ação se baseia na Lei Estadual nº 4.782, de 18 de janeiro de 2019, que garante aos consumidores do Amazonas o direito de entrar com alimentos e bebidas comprados fora dos estabelecimentos culturais, esportivos e de lazer, como cinemas, teatros e arenas. A lei proíbe que os estabelecimentos obriguem os clientes a consumir exclusivamente seus produtos, salvo em casos de exceções como itens perigosos ou bebidas alcoólicas.
Além disso, a prática de impedir a entrada de alimentos externos configura conduta abusiva, conforme o art. 39, incisos I e V, do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990).
“Impedir o consumidor de entrar com alimentos de outros estabelecimentos é uma prática abusiva. O shopping é um ambiente de livre circulação e o cinema não pode obrigar ninguém a consumir apenas seus produtos. Isso fere o direito básico de liberdade de escolha do consumidor”, destacou Pedro Malta, chefe da fiscalização do Procon-AM.
O deputado estadual Mário César Filho, presidente da CDC/Aleam, reforçou que a comissão continuará combatendo práticas ilegais e abusivas contra os consumidores.
“Nosso papel é garantir que as leis sejam respeitadas e que os consumidores não sejam lesados. Muitos pais levam os filhos ao cinema e não podem pagar pelos altos preços da bomboniere. Proibir a entrada com alimentos externos é injusto e ilegal. Vamos seguir fiscalizando para que os direitos da população sejam assegurados”, afirmou o parlamentar.
A CDC/Aleam reforça que os consumidores podem denunciar práticas abusivas pelo número (92) 99169-9144 ou diretamente ao Procon-AM.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que apoiam o comércio e o empreendedorismo

16 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso avalia positivamente acordo que garante pavimentação da BR-319

16 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Com ação realizada em Carauari, Mutirões de Cirurgias Oftalmológicas, frutos de emendas do deputado Abdala Fraxe, somam 5 mil atendimentos

16 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto entra com ação na Justiça para suspender contrato bilionário entre governo e INDSH por irregularidades

16 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas incentiva a vacinação de crianças para erradicação de doenças

16 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Diretoria de Assistência Social da Aleam promove ações de acolhimento, solidariedade e valorização do servidor no segundo semestre

16 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade