Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Mais de 60% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica no Amazonas em 2024

20 de dezembro de 2024
Compartilhar

Grupo de 61 municípios do estado realizou a campanha no primeiro semestre deste ano

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPNo Amazonas, 66% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica em cães e gatos em 2024. A meta estabelecida pelo Ministério da saúde é de 80% para vacinação em cães e 100% para gatos. A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) coordena as ações de vacinação que tem como objetivo prevenir a raiva, zoonose que afeta animais e humanos.

Dos 62 municípios do Amazonas, os 61 do interior do estado realizaram a campanha de vacinação antirrábica no período de fevereiro a julho de 2024. A capital, Manaus, realiza a campanha neste segundo semestre e está em fase de consolidação de dados de doses aplicadas.

“O alcance da cobertura em 41 municípios é resultado de esforço conjunto entre os municípios e a FVS-RCP, antecipando envio de doses por ocasião da estiagem, por exemplo, realizando treinamento contínuo com os profissionais e campanhas de educação em saúde para prevenir a raiva”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Os municípios que alcançaram a meta foram: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Careiro, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, NOVO Airão, NOVO Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Urucará.

A gerente de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Érica Chagas, ressaltou a importância da adesão dos municípios à campanha. “Os resultados mostram o comprometimento das secretarias municipais de saúde e a conscientização da população sobre a importância de vacinar os animais”, afirmou.

Prevenção à raiva

A raiva é uma doença que PODE ser prevenida com a vacinação de cães e gatos, principais transmissores do vírus para humanos. A FVS-RCP reforça que a vacinação antirrábica em cães e gatos é a principal estratégia para prevenir a disseminação da raiva entre os animais e para os humanos. Em caso de acidentes com mordedura ou arranhões por qualquer mamífero, a população deve procurar imediatamente atendimento médico.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

PC-AM solicita divulgação da imagem de um homem que desapareceu no bairro Cidade Nova

11 de setembro de 2025
Amazonas

Detran-AM certifica 44 finalistas do primeiro curso híbrido de Agente de Trânsito do Estado

11 de setembro de 2025
Amazonas

Vestibular e SIS da UEA: provas de habilidades específicas para cursos de Teatro, Dança e Música acontecem neste domingo

11 de setembro de 2025
Amazonas

Em Parintins, cachorro ‘vira gato’, sobe no telhado e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

11 de setembro de 2025
Amazonas

Idam e Adaf levam regularização de documentos rurais e palestra a moradores do Ramal do Brasileirinho em Manaus

11 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas atualiza cenário das arboviroses nesta quinta-feira

11 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade