Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Luta antirracista amplia mecanismos de proteção a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade

13 de maio de 2025
Compartilhar

A luta antirracista tem muitas datas emblemáticas e uma delas é o 13 de maio, dia que marca a Abolição da Escravatura. Defensor da igualdade e do respeito irrestrito, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reforça a Lei  nº 7.070/2024, de sua autoria, que institui o Protocolo de Atuação Antirracista e Combate à discriminação racial nas unidades de ensino no estado do Amazonas.
“O combate ao racismo e à discriminação racial é um compromisso inegociável em uma sociedade que valoriza a igualdade, a dignidade humana e a diversidade cultural. Precisamos promover medidas eficazes para garantir um ambiente educacional inclusivo, em que os estudantes aprendam e cresçam livres de preconceitos e estigmatização”, declarou o deputado presidente.
O Protocolo Antirracista e de Combate à discriminação racial tem como princípios norteadores garantir a igualdade de oportunidades e tratamento a todos os estudantes, independentemente de sua origem étnico-racial; promover a valorização e a inclusão de conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições das populações negras e indígenas nas atividades pedagógicas; estimular a formação continuada de professores e demais profissionais da educação sobre temas relacionados ao racismo, à discriminação racial e às formas de combate a esses problemas.
Além disso, o protocolo visa incentivar a participação da comunidade escolar, incluindo estudantes, pais e responsáveis, na construção de um ambiente educacional livre de discriminação; criar mecanismos de denúncia e acompanhamento de casos de racismo e discriminação racial, assegurando a confidencialidade e a proteção das vítimas e estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil, instituições de pesquisa e organismos internacionais para fortalecer a implementação do protocolo.
Na etapa preventiva, o Protocolo Antirracista prevê o desenvolvimento de atividades como palestras, seminários, oficinas, rodas de conversa, aulas externas e eventos correlatos.
“Nossa lei reconhece a importância das parcerias com a sociedade civil, instituições de pesquisa e demais organismos sociais para fortalecer a implementação do Protocolo Antirracista. Em síntese, pretendemos garantir um ambiente educacional que promova valores de respeito, igualdade e valorização da diversidade étnico-racial. O Amazonas tem uma rica história cultural, enraizada nas contribuições das populações negras e indígenas, e este protocolo vem ao encontro desse contexto, buscando construir um futuro mais inclusivo e justo para as gerações presentes e futuras”, afirmou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Lei de deputado Roberto Cidade dá visibilidade à Atrofia Muscular Espinhal, doença rara que afeta 1 em cada 10 mil crianças

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel cumpre agenda institucional em Fonte Boa e destaca investimentos em habitação, esporte e cultura

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho realiza caminhada de prestação de contas no Coroado, zona Leste de Manaus

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

No ‘Agosto Lilás’, Aleam reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Começam as eleições da 17ª edição do programa Parlamento Jovem

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso homenageia general Costa Neves com o Título de Cidadão do Amazonas

1 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade