No primeiro mês do ano, a campanha “Janeiro Branco” voltou a mobilizar os servidores da Prefeitura de Manaus, especialmente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que participaram de uma memória fotográfica produzida nesta sexta-feira, 24/1, na frente da autarquia.
Com roupas brancas, balões nas mãos e mensagens escritas e positivas, de sonhos e de desejos para 2025, os colaboradores se reuniram para soltar um balão simbólico, com sementes naturais. Nos pedidos enviados ao céu, o reforço para bons pensamentos, bons gestos, buscando saúde, amor, resiliência, paz e autocuidado.
Durante toda a semana, os servidores foram chamados a participar da mobilização, com apoio da Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais, para compartilhar desejos e sonhos em mensagens escritas em tiras de papel reciclável, que foram colocadas dentro do balão principal. Acostumados a uma rotina de atendimento, uma das atividades mais essenciais no serviço público, são os servidores que funcionam de elo entre a população e órgãos e secretarias.
No instituto municipal, a missão de servir à sociedade envolve não apenas eficiência, celeridade e qualidade nas respostas, mas também o respeito e a empatia com cada cidadão que procura a autarquia.
Para os servidores públicos, essa responsabilidade precisa equacionar ainda equilíbrio emocional e saúde mental.
Mobilização
Conforme o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, a campanha e mobilização são positivas e buscam provocar a interação, integração e conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e emocional.
“É o servidor que atende a população, então, ele precisa estar com a saúde mental e emocional em dia. Se você estiver passando por algum momento crítico e de dificuldade, fale com alguém, peça ajuda. Trago este alerta para podermos entender a importância de ter paz e cuidados pessoais, do corpo à mente”, comentou Peixoto.
O “Janeiro Branco” é uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se discutir e cuidar da saúde emocional, uma temática fundamental tanto no ambiente de trabalho quanto no atendimento às demandas da população.
O Implurb tem profissionais que podem dar assistência aos servidores, tendo uma assistente social em seus quadros. “O mês é um convite a pensar sobre sentimentos, sobre buscar ajuda e estabelecer metas para a saúde da mente, não apenas do corpo. E como é início de ano, aproveitamos para sair com o pé direito, priorizando o autocuidado e o equilíbrio emocional. E desejar o bem e ter sonhos e metas é um outro convite a pensar sobre a vida e sobre o coletivo. Passamos mais tempo no trabalho do que mesmo com nossas famílias, e esse tempo precisa ser de qualidade”, frisou a arquiteta e urbanista Rejane Gaston, gerente da Divisão de Planejamento Urbano (Dipu).
Para o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento (DPLA), um dos eixos do Implurb é criar espaços públicos de qualidade e que incentivam a convivência social, como parques, praças e áreas públicas de referência para a população. “E vamos além, pensando sempre na acessibilidade e inclusão em projetos urbanos, garantindo a todos os cidadãos o acesso a essas entregas e obras. O planejamento urbano é um aliado importante na construção de um tecido urbano mais rico, de comunidades mais saudáveis e da autoestima de moradores, melhorando o lugar onde vivem”, comentou.
Contatos de ajuda
Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188Horário de atendimento por telefone: Disponível 24 horasHorário de atendimento por chat: Dom – 17h à 1h, Seg a Qui – 9h à 1h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 1h
Centro de Atenção Psicossocial – CapsHorário de atendimento: 7h às 17h
Centro de Atenção Psicossocial III Benjamin Matias Fernandes;
Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares;
Centro de Atenção Psicossocial II Álcool e Drogas Dra. Eliana Vitorino Schramm;
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Leste Dr. Rogelio Casado Marinho Filho;
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Sul Psicóloga Nivya Kellen de Castro Valente;
Centro Especializado em Reabilitação – CER II Professor Rolls Gracie – Físico e Intelectual;
Unidades de Atenção Psicológica
USF Antônio ReisEndereço: Rua Escandinávia, s/n – São Lázaro;
Policlínica Dr. Antônio Comte TellesEndereço: Rua Barreirinha, s/n – São José Operário;
Policlínica Castelo BrancoEndereço: Rua do Comércio, s/n – Parque 10;
USF AjuricabaEndereço: Av. Leste, s/n – Conjunto Ajuricaba, Alvorada;
Policlínica Dr. Djalma BatistaEndereço: Rua Teotônio Vilela, s/n – Compensa;
USF Prefeito Manoel Henriques RibeiroEndereço: Rua Leblon, s/n°, Conjunto Residencial Viver Melhor 3, Bairro Cidade de Deus;
USF Desembargador Fábio Couto ValleEndereço: Av. Brigadeiro Hilário Gurjão, s/n – Jorge Teixeira;
USF Professor Carlson GracieEndereço: Av. Curaçao, s/n – Nova Cidade
— — — Texto – Cláudia do Valle / ImplurbFotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBZ7mL