Serão realizadas palestras em escolas municipais, estaduais, em uma instituição de ensino superior, além de uma comunidade ribeirinha
FOTOS: Arquivo IpaamO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciará, na próxima segunda-feira (24/02), uma série de palestras de educação ambiental em escolas e uma instituição de ensino superior em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). A campanha de Prevenção às Queimadas e Desmatamentos visa conscientizar a população sobre os impactos ambientais dessas práticas.
As palestras serão realizadas até o dia 28 de fevereiro, abordando temáticas relacionadas à preservação ambiental.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a ação também se estenderá a uma comunidade ribeirinha próxima ao município da Bacia do Purus. “Nosso objetivo é levar informações sobre a importância da preservação ambiental e promover boas práticas que ajudem a reduzir os impactos ambientais”, disse gestor.
Cronograma
As atividades serão realizadas na Escola Estadual Educandário Santa Rita, de 24 a 28 de fevereiro; na Escola Estadual Prof. Balbina Mestrinho, dia 25; na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Polo Lábrea, dia 26; na Escola Municipal Socorro Brito, dia 26; no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Agostinho Ernesto de Almeida, dia 27; e na Comunidade Barranco do Bosque, dia 28.
No final dos trabalhos, as equipes do Ipaam entregarão aos gestores das instituições de ensino e representantes das comunidades o certificado “Educação Ambiental – Compromisso de Todos”.
“Essa estratégia tem mostrado resultados positivos na redução de queimadas e do desmatamento, demonstrando a importância da educação ambiental como ferramenta essencial para a preservação dos recursos naturais”, destaca a técnica da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Ipaam, Fátima Melo.
Alcance
Em 2024, o Ipaam intensificou suas ações educativas em municípios da Região Metropolitana de Manaus, sul do estado e outras localidades, alcançando cerca de 18 mil famílias e servidores de instituições educacionais.
Por meio de palestras, oficinas e distribuição de materiais educativos, o Ipaam buscou reforçar a sensibilização ambiental, destacando a importância da preservação e estimulando a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
Os trabalhos contam com o apoio da Prefeitura de Lábrea, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.