Programação inclui atividades educativas, ações e rodas de conversa para estimular a amamentação
Foto: Guilherme Fragas / CHS
O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), realiza no mês de agosto uma extensa programação em prol da conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A programação faz parte das ações da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) alusiva à campanha Agosto Dourado.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Agosto Dourado é uma campanha importante no calendário da saúde, por levar informação e incentivar a amamentação. “Esse é um ato que fortalece a imunidade dos recém-nascidos, previne doenças e favorece o desenvolvimento físico e cognitivo”, observa.
A diretora Assistencial do CHS, Bruna Melo, destaca que a campanha Agosto Dourado valoriza esse cuidado desde os primeiros minutos de vida, destacando o papel essencial da equipe multiprofissional das maternidades na orientação às mães. “Amamentar é um gesto natural, mas que muitas vezes exige apoio, escuta e orientação. Nosso papel é garantir que essa mãe se sinta segura, acolhida e amparada nesse processo”, ressalta.
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2025 é “Priorizemos a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, destacando que a amamentação não é apenas como um ato individual, mas uma prática que deve ser sustentada desde o entorno familiar e comunitário até instituições de saúde e locais de trabalho.
Foto: Guilherme Fragas / CHS
A programação no IMDL inclui informações sobre o tema da campanha, cursos e orientações educativas com puérperas e acompanhantes, além de rodas de conversa com as mães de crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).
Outras unidades
No decorrer do mês, haverá programação nas demais maternidades da REDE de saúde. A abertura oficial da campanha Agosto Dourado está programada para acontecer no dia 14 de agosto no auditório da maternidade Ana Braga, na zona leste.
No dia 14, o Banco de leite Humano (BLH) da Maternidade Ana Braga receberá, pelo Ministério da saúde, a placa “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, selo de identificação usado para sinalizar instituições que respeitam e apoiam o direito das trabalhadoras à amamentação.
No dia 21, profissionais d