Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Inclusão sobre Rodas: projeto do Governo do Estado segue entregando equipamentos nos lares de beneficiados

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Sejusc iniciou entregas nesta segunda quinzena de fevereiro

Ausilene TorreO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), dá continuidade ao projeto “Inclusão sobre Rodas” com a entrega de mais equipamentos. Até o fim deste mês, a Sejusc terá alcançado aproximadamente 500 cadeiras entregues à população PcD somente neste ano.

Conforme a coordenadora do Setor de Análise da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), Fernanda Vasconcelos, a meta do Governo do Estado é zerar a fila de espera por esse equipamento. “Nosso objetivo é entregar as cadeiras de todas as pessoas que temos cadastrados no sistema da Sejusc. Já entregamos 300 cadeiras via Secretaria da Pessoa com Deficiências, e até o final de março nós vamos entregar mais 200”, frisou.

FOTO: Ygson França/Sejusc

O “Inclusão sobre Rodas” também conta com o serviço de entrega a domicílio – voltado àqueles beneficiários que não têm condições de irem ao local de retirada do equipamento, além do repasse de cadeiras entregues na própria SePcD, na zona centro-sul de Manaus

“Para solicitar a cadeira de rodas, a pessoa pode ir até a sede da Sejusc levando toda a documentação: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, o laudo com CID, o laudo solicitando a cadeira de rodas e uma foto do beneficiário que apareça o corpo todo, para podermos fazer a avaliação. Também pode ser feito através do e-mail: protocolo@sejusc.am.gov.br”, orientou Fernanda.

A Sejusc está localizada na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon. Para mais informações, basta acessar o site da secretaria, www.sejusc.am.gov.br, e clicar no banner “Inclusão sobre Rodas”.

Equipamento novo

Auricélia Torres de Jesus, de 63 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu o equipamento nesta semana. Ela perdeu os movimentos dos membros inferiores há 16 anos, quando caiu de uma árvore em Paricatuba, na Região Metropolitana de Manaus. Atualmente, a idosa mora com a irmã Ausilene, 55, na zona sul da capital.

FOTO: Ygson França/Sejusc

“Essa cadeira é mais adequada, como todos os fisioterapeutas dizem, porque tem um tempo que a gente tem que usar a cadeira universal, mas depois tem que trocar para não dar problema de coluna. Agradeço muito ao governador”, afirmou a assistida.

Com a nova cadeira de rodas, Auricélia espera ter mais autonomia no dia a dia. “Meus planos é ir sozinha, descer essa rampa e ir embora (risos). A gente fica mais à vontade, vamos nos soltando, com essas outras [cadeiras] não dá, porque já foram muito usadas”, completou.

Quem não escondeu a emoção de ver a idosa com o novo equipamento foi Ausilene, irmã mais nova de Auricélia. “É muito recompensador, porque faz muito tempo que a gente estava precisando, e ela estava pedindo muito para a gente ir lá na Sejusc, mas, como a gente não tem recursos para se locomover, estava ficando um pouco difícil”, disse.

FOTO: Ygson França/Sejusc

Ausilene conta que, quando recebeu a ligação da Sejusc, a irmã achou que fosse trote. “Ela sempre sonhou com essa cadeira e foi por isso que eu fiquei mais emotiva, quando eu disse ‘É essa cadeira, é a cadeira que tu estás querendo’, que é leve e de acordo com o tamanho dela”, concluiu.

Gratidão

Aos 89 anos, Raimunda de Andrade Araújo também recebeu a sua cadeira do projeto “Inclusão sobre Rodas”. Além das dificuldades por conta da idade, a idosa sofre com Alzheimer.

FOTO: Ygson França/Sejusc

“A sensação é de gratidão, em primeiro lugar, porque desde ontem, quando a moça ligou, nós ficamos contentes, pois nós precisávamos para ela se locomover. A gente sempre tinha que pedir emprestado, agora, ela tendo a dela, a gente vai conseguir passear com ela para lugares públicos, que ela gosta muito de ir ao shopping e à igreja”, afirmou a filha Raimunda, a professora Rogéria Araújo Alves, de 45 anos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

21 de julho de 2025
Amazonas

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

21 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

21 de julho de 2025
Amazonas

Subsídio Entrada do Meu Lar já beneficiou mais de 1,4 mil famílias para compra de imóvel, no Amazonas

21 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade