Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ideb 2023: Amazonas apresenta crescimento em todas as etapas de ensino e supera meta do MEC

14 de agosto de 2024
Compartilhar

Os resultados de 2023 são os primeiros após o período da pandemia de Covid-19 no país

Foto:  Euzivaldo Queiroz  / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Com os resultados do Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da educação (MEC) nesta quarta-feira (14/08), a REDE estadual de ensino do Amazonas alcançou a nota de 5,9 nos Anos Iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), superando a média do estado na mesma etapa de ensino, de 5,7 pontos. No total, o Amazonas apresentou crescimento em todas as etapas de ensino. Este é o primeiro resultado divulgado após a pandemia de Covid-19.

“A educação é prioridade na nossa gestão e o resultado que tivemos no Ideb é fruto de um trabalho de excelência realizado pelos nossos professores, que se dedicam inteiramente e incentivam nossos alunos e dos investimentos que o Governo do Amazonas tem feito ao longo dos anos, reconhecendo e valorizando os educadores, investindo em infraestrutura das unidades de ensino, para que possamos alcançar outras metas no ensino”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

A nota de 5,7 do Amazonas, nos Anos Iniciais, que é composta pelos índices alcançados pela educação privada e públicas estadual e municipal, representa a superação da meta estabelecida pelo MEC em 0,3 pontos. Considerando apenas o resultado da REDE pública estadual, a nota foi de 5,9.

Nos Anos Finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), o Amazonas alcançou a meta de 4,8 proposta pelo MEC e cresceu em relação a 2021, quando a nota foi de 4,7. No ensino médio, o estado registrou 3,8 pontos em 2023, crescendo 0,1 ponto, em comparação com a nota de 2021, de 3,7.

Para a secretária de Estado de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o crescimento em todas as etapas de ensino no Amazonas é motivo de alegria para a Secretaria de educação e demonstra a dedicação e o esforço dos professores e alunos, bem como os investimentos feitos pelo governo do estado ao longo dos últimos anos. Mendonça também destacou.

“Isso se deve ao esforço, à dedicação de todos os profissionais da educação, que se dedicaram, juntamente com os nossos estudantes, para que hoje nós pudéssemos estar tratando desse resultado para o Amazonas. Esse resultado também se deve aos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da educação”, declarou a secretária.

Foto:  Euzivaldo Queiroz  / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Os resultados de 2023 são os primeiros do período pós-pandemia de Covid-19 no país.

Para compor o índice, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb) e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela educação” (decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Fapeam participa de encontro entre a comunidade científica da Amazônia e a presidência da COP30

19 de agosto de 2025
Amazonas

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

19 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 228 vagas de emprego para esta quarta-feira

19 de agosto de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, evento debate mudanças climáticas, saúde e trabalho na Amazônia

19 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (19/08)

19 de agosto de 2025
Amazonas

Maués implanta Sistema de Gestão Educacional da Prodam para modernizar rede escolar

19 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade