Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Idam registra mais de mil cadastros no Programa de Aquisição de Alimentos

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O recebimento das inscrições para o PAA, que é coordenado pela Sepror, foi contabilizado em 17 unidades locais e posto avançado do instituto

Fotos=: Divulgação/Idam 

Mais de mil cadastros no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esse foi o número de solicitações efetuadas por 17 Unidades Locais (UnLocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para a participação de agricultores familiares na política pública.

O resultado foi divulgado, nesta sexta-feira (21/02), pelo órgão e foi contabilizado em 13 municípios amazonenses, entre 10 de janeiro e 20 de fevereiro deste ano, período de inscrições dos agricultores familiares no programa.

A Unidade Local do Idam/Iranduba liderou a recepção de inscrições no programa, com 230 solicitações. Em seguida vieram as Unidades Locais do instituto em Manaquiri (144), Amaturá (142), Borba (123), Presidente Figueiredo (108), Manaus (72), Zona Leste/Manaus (60), Novo Airão (50), Santo Antônio do Içá (44), Nova Olinda do Norte (33), Anori (30), Tabatinga (25), Guajará (20), Tonantins (16), Posto Avançado de Vila Rica de Caviana/Manacapuru (15), Careiro da Várzea (10) e Beruri (02), que totalizaram 1.124 cadastros.

Para a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, a atuação do instituto tem sido fundamental para que o agricultor familiar tenha acesso a políticas públicas, como o PAA, principalmente no interior no estado.

“É por meio das UnLocs e postos avançados do Idam que o trabalhador rural tem acesso às informações sobre políticas públicas. Vale ressaltar que durante o período de inscrições, os escritórios realizaram ações que foram além das sedes dos municípios, garantindo o maior número possível de inscrições no PAA”, pontuou a diretora presidente.

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Idam, Nadiele Pacheco, também reforçou que a atuação do instituto vai além da realização de inscrições, no que diz respeito ao PAA. “As UnLocs e postos avançados do Idam, também, auxiliam o agricultor nas boas práticas de produção, na pesagem e, ainda, no escoamento dos alimentos comercializados via PAA. Ou seja, em todo o processo produtivo do público beneficiado”, complementou.

Alimentos

Entre os alimentos que poderão ser comercializados via PAA, após o resultado da seleção, estão: abacaxi, mel de cana, batata doce, melancia, abóbora, banana prata, maxixe, farinha amarela, farinha branca, pepino, mamão, cará (roxo e branco), tucumã, manga, banana pacovan, açaí, coentro, chicória, cebolinha, entre outros.

Próximo passo

Com o fim do prazo de inscrições no PAA, ocorrido na última quinta-feira (20/02), o resultado dos produtores aprovados será divulgado no dia 20 de março, no site da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Sepror (https://www.sepror.am.gov.br/). Portanto, 30 dias após o término da apresentação de propostas, os selecionados serão convocados para assinatura dos contratos, que terão validade de um ano.

As entregas serão agendadas pelos técnicos das UnLoc’s do Idam e recebidas pelas centrais de abastecimento nos municípios. Aos fornecedores que não dispuserem de meios próprios para realizar o deslocamento da produção, o Estado dará o apoio logístico necessário.

Em Manaus, os produtores deverão entregar os itens alimentícios na Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos do PAA, situada na Sede da Sepror, na zona sul.

O PAA

Uma iniciativa do Governo Federal que no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA tem como objetivo promover a agricultura familiar e promover o acesso de pessoas à alimentação, sobretudo as em situação de vulnerabilidade.

Com isso, por meio do programa, é feita a aquisição dos produtos rurais, que tem como destino, principalmente, entidades assistência social no estado.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM faz entrega de novas lanchas da PMAM, PC-AM e CBMAM

18 de junho de 2025
Amazonas

Campanha “Faça a Conta. Use GNV” atinge marca de R$ 1 milhão em benefícios concedidos a motoristas

18 de junho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas mantém o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado de Corpus Christi

18 de junho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Compensa

18 de junho de 2025
Amazonas

João Paulo Ribeiro celebra 40 anos de carreira com show “Na Batida do Remo” no Teatro Amazonas

18 de junho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (18/06)

18 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade