Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Idam assume Secretaria Executiva do Fórum Origens Amazonas

9 de maio de 2024
Compartilhar

Instituto também marca presença no 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas

Foto: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) é presença confirmada no Fórum Origens Amazonas, que ocorre nesta quinta-feira e sexta-feira (09 e 10/05, respectivamente). O instituto também está à frente da secretaria executiva da iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Amazonas.

Além da secretaria executiva, o Idam também é presença garantida no 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas, cujo objetivo é destacar a importância dos selos para garantir a qualidade dos produtos aos consumidores e, assim, promover o desenvolvimento regional.

“O Idam é um membro atuante do Fórum Origens Amazonas e tem dedicado esforços para que mais produtos amazonenses alcancem o selo, pois a Indicação Geográfica agrega valor aos itens e também ao produtor rural”, reforçou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Foto: Divulgação/Idam

Selos do Amazonas

Atualmente, o Amazonas possui sete selos de Indicação Geográfica: Açaí de Codajás; Abacaxi de Novo Remanso (Itacoatiara); Guaraná de Maués; Farinha do Uarini; Pirarucu de Mamirauá; Mel de Boa Vista do Ramos; e Camarão Regional de Parintins.

Os selos são concedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), após criteriosa análise e marcam a procedência de determinado produto, cuja qualidade é atribuída à exploração sustentável dos recursos naturais, meteorológicos e humanos.

A engenheira agrônoma do Idam, Ana Cecília Lobato, destacou que o Idam atua fortemente no incentivo as IG, com oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na organização da cadeia produtiva e no apoio nas aplicações dos questionários de potencial indicação geográfica para obtenção do selo.

Foto: Divulgação/Idam

“A equipe técnica do Idam tem sido fundamental para obtenção da Indicação Geográfica no estado. Posso citar o exemplo do abacaxi de Novo Remanso, onde a Gerência de Produção Vegetal, por meio do Projeto Prioritário do Abacaxi, realizou a estruturação da cadeia produtiva”, contou.

Segundo o gerente de Apoio à Produção Vegetal (GPV) Idam, Luiz Herval, dentre os sete produtos amazonenses com IG, o instituto terá, ainda, uma programação para que os participantes do workshop conheçam a cadeia produtiva do abacaxi de Novo Remanso, no sábado (11/05).

Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Obras do Prosai terão parada técnica temporária durante o período do Festival de Parintins

12 de junho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 313 vagas de emprego para esta sexta-feira

12 de junho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

12 de junho de 2025
Amazonas

Centro de Convivência realiza mobilização pelo Junho Violeta

12 de junho de 2025
Amazonas

Junho Violeta: Em Beruri, PC-AM e Secretarias Municipais apuram situação de risco e vulnerabilidade a idosos em hospedaria

12 de junho de 2025
Amazonas

Exportações de ferronióbio para a China se destacam em maio no Amazonas

12 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade