Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Idam alerta para o fim do período de defeso de oito espécies de peixes no Amazonas

14 de março de 2025
Compartilhar

A partir de 16 de março, a captura de aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu volta a ser liberada para pescadores artesanais

FOTO: Divulgação/Idam

Encerra neste sábado (15/03) o defeso para oito espécies de peixes amazônicos — aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu. Com isso, a captura desses peixes nos rios está liberada a partir de domingo (16/03), informou o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A pesca dessas oito espécies estava proibida desde 15 de novembro do ano passado, devido ao período do defeso, que visa preservar a população e reprodução dos peixes amazônicos. No caso do tambaqui, o Idam alerta que a proibição ocorre até o dia 31 de março, enquanto o pirarucu tem defeso permanente nos rios, podendo ser capturado apenas em unidades de conservação.

De acordo com a titular da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves, o defeso tem como principal objetivo preservar as espécies e manter a população do pescado em níveis sustentáveis. “Por isso, respeitar o período de proibição é importante”, disse a gerente.

Karen reforçou, ainda, que com o encerramento da proibição das oito espécies, os pescadores artesanais retomarão aos trabalhos, assim como os eventos relacionados às espécies, o que proporcionará o impulsionamento da pesca e a geração de emprego e renda aos envolvidos na atividade.

“Aqui no Amazonas, temos no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) o evento da Pesca do Mapará, que ocorre logo após o fim do período de defeso e tem grande importância para o município”, exemplificou a gerente.

Defeso

O defeso é o período durante o qual a pesca de determinadas espécies é proibida com o intuito de proteger a reprodução ou recrutamento desses animais. Essa é uma determinação do Governo Federal voltada à preservação e níveis sustentáveis dos estoques das espécies.

A medida federal advém do avanço expressivo da capacidade de captura, resultante da ampliação do número de embarcações e da modernização das metodologias de pesca, culminando na redução de populações de diversas espécies.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima destaca avanço histórico com anúncio de plano para pavimentação da BR-319

16 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas apresenta experiências exitosas para ampliar acesso à saúde na região, durante encontro em Belém

15 de julho de 2025
Amazonas

Afeam realiza primeira liberação de crédito para advogados e escritórios jurídicos

15 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece cuidado integral à pessoa idosa, com a revitalização dos três Caimis da rede estadual de saúde

15 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 131 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

15 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade