Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo Presente: Fapeam leva projetos de popularização da aquicultura

21 de setembro de 2024
Compartilhar

Grupo de pesquisa apresentou de forma lúdica e interativa a importância da aquicultura, considerada estratégica para o estado

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam

O público que visitou o espaço da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), neste sábado (21/09), durante a 15ª edição do Programa Governo Presente, teve a oportunidade de conhecer dois projetos, amparados pelo Governo do Amazonas, que atuam na popularização de estudos e conhecimentos relacionados à aquicultura para comunidades rurais do Amazonas. A ação aconteceu no Centro de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, no bairro Jesus me Deus, zona norte de Manaus.

A aquicultura consiste no cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático. Durante ação, o grupo de pesquisa apresentou de forma lúdica e interativa a importância da aquicultura, considerada uma área estratégica para o Amazonas.

“Queremos contar o que é a aquicultura, para que as pessoas entendam que é fácil compreender uma atividade de pesquisa quando a gente coloca isso em uma linguagem simples, com uma história bastante divertida na qual a criança PODE aprender”, disse a pesquisadora.

As equipes do projeto levaram cartilha infantil direcionada a crianças e adolescentes, além de cartilha técnica voltada para produtores, ambas com a temática da área de aquicultura, e explicaram ao público presente o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisas com as espécies de peixes da região, especialmente as trabalhadas pelos pesquisadores, entre as quais tambaqui e a matrinxã.

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam

“É importante que a gente mostre para sociedade onde estão sendo investidos os recursos do Governo do Estado, e que retorno a sociedade PODE esperar com relação aos trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados”, acrescentou Elizabeth Gusmão.

Mais popularização

Além dos dois projetos de pesquisa, a Fapeam também levou para o seu estande as ações desenvolvidas em prol da popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado. Entre as atividades estiveram a divulgação de editais públicos destinados para área de CT&I, jogos lúdicos e interativos voltados para crianças e adolescentes.

Os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, através da Fapeam, por meio dos Portflólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, Vol. 01, 02, 03 e 04, que juntos somam 200 pesquisas desenvolvidas, nas diversas áreas do conhecimento, na capital e no interior do estado.

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Afeam realiza 2ª Feira de Negócios e Inovação com expectativa de liberar R$ 10 milhões em crédito

23 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam recebe estudantes no Bosque Vandete Rocha e abre agenda de visitação para escolas e universidades

23 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima visita obra de pavimentação da estrada Codajás-Anori e inaugura iluminação pública de LED em Beruri e Anori

23 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima reforça apoio ao setor primário e social com entregas em Beruri e Anori

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apoia projeto de melhoria da infraestrutura de laboratório em Tefé

22 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade