Promovida pelo Governo do Amazonas, a iniciativa leva serviços de saúde, Cidadania, acesso ao crédito, entre outros para a população
Foto: Paula Pessoa/UGPE
A 21ª edição do Programa Governo Presente realizou 5,3 mil atendimentos na escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM 8), no bairro Compensa, zona oeste. As ações iniciaram no sábado (30/08) e algumas permaneceram até quarta-feira (03/09), ampliando o acesso da população. A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas.
No dia da ação, no sábado (30/08), foram 4,5 mil atendimentos, reunindo 40 secretarias e órgãos estaduais, com emissão de documentos, consultas médicas, apoio ao crédito, atividades de lazer, entre outros serviços. De domingo (31/08) a quarta-feira (03/09) foram mais 800 atendimentos no local. As ações, que se estenderam, incluíram atividades de lazer, atendimentos de saúde e emissão de documentos.
O Programa Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil. Conta com apoio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou a importância e o alcance da ação social. “O Governo Presente tem levado serviços importantes das secretarias e órgãos estaduais para mais perto das comunidades, conforme determinação do governador Wilson Lima. A ação vem sendo realizada em todas as áreas da capital ao longo dos últimos dois anos, facilitando o acesso da população” afirmou.
Foto: Paula Pessoa/UGPE
Como parte das ações, no domingo (31/08), a Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel) coordenou atividades esportivas no local, como partidas de futsal. E a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa realizou um circuito de recreações lúdicas com brincadeiras voltadas para crianças e adultos, possibilitando uma integração entre a família. O Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 139 atendimentos de corte de cabelo, esmaltação e massagem.
Os serviços tiveram continuidade na segunda-feira (1º/09) e se estenderam até quarta-feira (03/09), com atendimentos de saúde, Cidadania e proteção animal.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou 300 atendimentos para agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) realizou 105 atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência e regularização de CPF. O Castramóvel da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) realizou 100 castrações gratuitas de cães e gatos, além de atendimentos.
Foto: Paula Pessoa/UGPE
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar também deu continuidade ao SEDUC Atende, com serviços como atualização de cadastro do aluno, informações sobre o programa Pé de Meia, e demais programas.
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) atuou com a Carreta da saúde e realizou 157 atendimentos. O serviço permanece no local das 8h às 17h, até o dia 12 de setembro, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia.