Serão recuperadas 41 vias da sede do município, promovendo melhorias na mobilidade urbana
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O Governo do Estado deu início, nesta quarta-feira (20/08), à segunda etapa das obras de recuperação do sistema viário em Coari (a 363 quilômetros da capital), por meio do Programa Asfalta Amazonas. Serão recuperadas mais 41 vias da sede do município, com investimento de R$ 25 milhões. A cidade já vinha sendo atendida através de dois convênios com a prefeitura para recapeamento asfáltico de vias. Também será atendida com o Programa Ilumina+ Amazonas.
Os dois programas são executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que as obras de infraestrutura otimizam a mobilidade urbana, impulsionando o desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população. “A mensagem do governador Wilson Lima é para começarmos imediatamente. Ele veio aqui no aniversário da cidade, assinou as ordens de serviço e, agora, estamos iniciando as obras do sistema viário”, afirmou.
Serão aplicados 18,5 quilômetros de asfalto NOVO nos bairros Chagas, Liberdade e UNIÃO. As obras incluem fresagem, correção de falhas estruturais e aplicação de nova pavimentação asfáltica, garantindo maior durabilidade das vias. Também será feita a sinalização viária, promovendo mais segurança no trânsito.
A cidade de Coari já vinha sendo contemplada por outros dois convênios em andamento entre o Governo do Estado e a prefeitura, também via UGPE. Nesses convênios, 31 ruas já foram asfaltadas, de um total de 124 previstas, e estão em andamento as obras para pavimentação de mais 23,5 quilômetros de vias urbanas.
O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, ressaltou a importância dos serviços para o município. “Eu quero agradecer o governador Wilson Lima por essa parceria de trazer o asfalto para os bairros de Coari. Será extremamente importante para a infraestrutura da cidade”, afirmou.
iluminação pública
Além das melhorias no sistema viário, a sede do município será atendida com a modernização da iluminação pública, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, com a instalação de 4,5 mil luminárias de LED.
Com investimento de R$ 12,7 milhões, o Governo do Estado vai substituir as antigas lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas — mais poluentes e menos eficientes — por luminárias modernas, que reduzem em até 60% o consumo de energia e são mais sustentáveis. A previsão é que os serviços iniciem no mês de setembro.