Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Estado realiza 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Finalidade é compartilhar com os municípios as informações sobre a implementação da Microrregião no Amazonas

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Governo do Amazonas realiza, no dia 13 de março, o 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. O evento é voltado para as prefeituras do interior e demais setores da sociedade ligados ao tema.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o objetivo é compartilhar as informações sobre a implementação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB) com os prefeitos, representantes dos serviços autônomos dos municípios e demais atores envolvidos.

Durante o workshop, prossegue ele, também será apresentado o Regimento Interno provisório da autarquia, elaborado pelo estado, além de esclarecer dúvidas.

“A Microrregião de Saneamento Básico foi criada através da Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima, no último dia 9 de janeiro. A nova lei vai permitir que os municípios façam uma gestão compartilhada com o Estado, visando alcançar as metas de universalização dos serviços de saneamento básico”, afirmou o secretário.

Conforme previsto no Marco Legal do Saneamento, a meta é chegar até 2033 com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. O novo modelo de regionalização fortalece as ações de saneamento básico e vai ao encontro dos objetivos da Lei Federal.

Na avaliação do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, a criação da Microrregião tem extrema importância para o trabalho do órgão e as suas operações no interior. “Vamos ter esse diálogo com os municípios partícipes, para fazer os esclarecimentos técnicos, jurídicos e de governança. A criação da Microrregião só tem benefícios para a gestão do saneamento no Amazonas, buscando o resultado final, que é universalizar os serviços”, declarou.

Programação

A programação do evento inicia com o credenciamento, que ocorrerá das 8h30 às 9h, no Salão Rio Solimões. Em seguida, das 10h às 10h30, acontecerá a palestra da consultora da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), Caroline Brisola. Das 10h30 às 11h, será realizada uma mesa técnica, abrindo a oportunidade para os participantes tirarem dúvidas.

Sobre a Microrregião

A Microrregião de Saneamento Básico é uma autarquia intergovernamental composta pelo Estado e os 61 municípios do interior do Amazonas. A MRSB não possui estrutura administrativa ou orçamentária própria. Exercerá sua atividade mediante o auxílio da estrutura administrativa e orçamentária dos entes da federação que a integram ou com ela conveniados.

São funções da Microrregião o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de saneamento básico. Além disso, o modelo deve assegurar a manutenção e a instituição de mecanismos que garantam o atendimento da população, cumprindo metas de universalização previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

21 de julho de 2025
Amazonas

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

21 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

21 de julho de 2025
Amazonas

Subsídio Entrada do Meu Lar já beneficiou mais de 1,4 mil famílias para compra de imóvel, no Amazonas

21 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade