A ação faz parte da Política de Gênero do programa e promove oportunidades de geração de renda
FOTOS: Paula Pessoa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), promove nesta sexta-feira (09/08), a 6ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras. Realizado no estacionamento em frente à sede da UGPE, na rua Jonathas Pedrosa, Centro, o evento contará com a participação de 35 expositoras, beneficiárias do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Na segunda-feira (04/08), 30 empreendedoras participaram de uma reunião de alinhamento com a equipe da área social da UGPE, em preparação para o Bazar. Com uma diversidade de produtos, como artesanato, itens de beleza, brechó e alimentação, o evento acontecerá das 8h às 16h.
De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o bazar integra as ações da Política de Gênero do Prosamin+ e promove oportunidades às empreendedoras atendidas pelo programa.
“É uma ação que abrange as mulheres que vivem nas áreas de intervenção do programa e as comunidades do entorno. Muitas delas são chefes de família, sustentam seus lares, então o bazar vem como uma ótima oportunidade de gerar renda extra”, destaca.
A empreendedora Dulcimara Durval, de 50 anos, trabalha há mais de 10 anos fornecendo refeições e sobremesas por encomenda, ela conta que participar do bazar sempre é lucrativo e produtivo para seus negócios. “Estou muito feliz por participar de mais uma edição do Bazar do Prosamin+ e poder oferecer meus produtos ao público. Essa iniciativa tem me ajudado a ampliar minhas vendas, pagar as contas e ainda me manter ativa”, afirmou.
EMPREENDEDORA_DULCIMARA DURVAL_FOTO_OAULA PESSOAFOTO: Paula Pessoa/UGPE
Palestra
No encontro realizado nesta segunda-feira, as empreendedoras também participaram de uma palestra onde foi apresentado o Projeto Empreender no Envelhecer, da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC).
A iniciativa faz parte da parceria entre a UGPE e a SEJUSC, que integra as ações da Política de Gênero do Prosamin+. Na ocasião, as mulheres receberam informativos e esclarecimentos sobre o funcionamento do projeto e como ter acesso.
O Empreender no Envelhecer oferece microcrédito para que pessoas, a partir dos 45 anos, possam iniciar ou ampliar seus negócios. Essa é uma das ações do Programa Envelhecer 60+ realizado Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi/SEJUSC), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).