Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece assistência voltada aos pacientes que recebem cuidados paliativos

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Unidades de saúde da SES-AM participam de estratégia inédita no SUS, voltada às pessoas que enfrentam doenças graves ou em finitude

FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMA Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) está fortalecendo a assistência voltada aos pacientes que recebem cuidados paliativos em hospitais do estado. Trata-se da atenção em saúde que busca melhorar a qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, crônicas ou em finitude.

Nos dias 25 e 27 de fevereiro, profissionais de cinco unidades da SES-AM participaram de treinamento, com foco na Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP). O treinamento foi realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por profissionais do Hospital Sírio-Libanês.

O Hospital Sírio-Libanês é parceiro do projeto, que é inédito e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS). O projeto acontece no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O hospital dá apoio na implantação de melhores práticas na assistência, nessa área.

Participam do projeto, no Amazonas, os profissionais da FCecon, dos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e Platão Araújo, da Policlínica Codajás e do projeto Melhor em Casa, da SES-AM, além dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da rede municipal de saúde.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o projeto chega para aprimorar os serviços já ofertados pela rede estadual de saúde, nessa área dos cuidados paliativos. “É uma iniciativa fundamental para os pacientes e familiares e para os profissionais de saúde que atuam nessas unidades, fortalecendo ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS no Amazonas e a assistência humanizada”, reforça a secretária.

Durante o treinamento, os profissionais de saúde compartilharam as experiências e puderam absorver novos conhecimentos dos profissionais do Hospital Sírio-Libanês, disse ela.

A coordenadora Estadual de Oncologia da SES-AM, Monica Maquiné, explicou que as equipes vão atuar em diferentes locais da rede de saúde, incluindo o atendimento domiciliar, auxiliando e repassando conhecimentos a outros profissionais que também atendam pessoas com necessidades de cuidados paliativos.

“Os cuidados paliativos devem ser ofertados a todo paciente portador de doença crônica ou aguda que esteja em condições de ameaça de vida e em sofrimento. Nossas equipes precisam estar preparadas para atender cada paciente conforme suas necessidades”, afirmou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

21 de julho de 2025
Amazonas

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

21 de julho de 2025
Amazonas

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

21 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

21 de julho de 2025
Amazonas

Subsídio Entrada do Meu Lar já beneficiou mais de 1,4 mil famílias para compra de imóvel, no Amazonas

21 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade