Com essa terceira entrega, programa já realizou a restituição de 1.850 aparelhos aos proprietários, de um total de 4 mil celulares recuperados
Fotos: Arthur Castro/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), iniciou, nesta terça-feira (1º/04), a entrega de mil aparelhos de celulares recuperados mediante intimações emitidas pelo RecuperaFone, programa de recuperação de celulares roubados ou furtados. Essa é a maior restituição de celulares feita por meio de operações deflagradas, de forma integrada, entre as polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).
Entre o lançamento do programa, em setembro de 2024, até o início desta terceira entrega, o RecuperaFone realizou a restituição de 1.850 aparelhos aos proprietários, de um total de 4 mil celulares recuperados.
As entregas dessa nova etapa de restituição acontecem, até a próxima sexta-feira (04/04), das 9h às 15h, na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), localizada no conjunto Celetramazon, Adrianópolis, zona centro-sul.
Foto: Arthur Castro/SecomO secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, destacou os resultados das ações, em conjunto, das polícias Civil e Militar, junto aos próprios cidadãos amazonenses que contribuem com as intimações do NIRC e para o ressarcimento de bens aos devidos donos.
“Estamos desmontando uma cadeia do crime. Isso é muito importante e nós vamos continuar avançando. Precisamos da ajuda da sociedade. Sempre que possível, denuncie no 181 e, juntos, com a sociedade civil organizada, a população, as polícias militar e civil, o sistema de segurança, vamos mudar, como já estamos mudando, a realidade da segurança pública do nosso estado”, afirmou.
O diretor no NIRC, o delegado Bruno Hitotuzi, comentou sobre a terceira grande restituição de aparelhos celulares do RecuperaFone e garantiu que as ações do programa seguirão rendendo benefícios à população amazonense.
Foto: Arthur Castro/Secom
“O trabalho do NIRC vem a todo vapor, desde antes de lançar as operações do RecuperaFone. Já realizamos diversas prisões, além disso, interditamos 34 estabelecimentos e estamos fazendo a devolução de mil celulares. Encerrando esse período de entrega, já voltaremos com mais operações. Vamos bater nas quadrilhas de roubo e nas que atuam na receptação e desbloqueio de aparelhos celulares”, assinalou.
Esperanças renovadas
As operações do projeto RecuperaFone reforçam o compromisso do Governo do Amazonas em combater a criminalidade e assegurar a devolução de bens. Grato pelo trabalho do Governo do Amazonas, por meio do RecuperaFone, o bombeiro civil Aulem Marinho, 34, não conseguiu esconder a emoção e contou sobre a felicidade de poder recuperar o primeiro celular comprado com o próprio salário.
Foto: Arthur Castro/Secom
“É gratificante ver que o bem que você comprou com seu primeiro salário e sua dedicação, voltar novamente. Depois de um ano, não perdi as esperanças. Estou muito feliz por ter novamente meu aparelho. Quando eu vim aqui hoje vi que era o meu primeiro celular, que foi comprado com bastante suor e dedicação”, declarou.
O promotor de vendas, Ysai Guzman, 35, foi também contemplado com a restituição de seu celular. Ele revelou que teve o aparelho recuperado e devolvido em pouco mais de um mês após o roubo.
“Me falaram para ir à polícia fazer um boletim de ocorrência que dava para recuperar. Eu fui, fiz o boletim de ocorrência e até já estava desistindo. Depois de um mês, minha mulher olhou pela internet, apareceu meu nome e eu fiquei muito feliz. Agradeço a Deus e ao trabalho da polícia. Estou feliz com a recuperação do meu telefone”, destacou.
Foto: Arthur Castro/Secom
Os nomes de todas as pessoas aptas a terem o aparelho restituído estão disponíveis no site da SSP-AM, na aba Edital 001/2025-NIRC. Conforme instruções da SSP-AM, os proprietários deverão comparecer à sede do NIRC e apresentar documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal ou caixa do aparelho, bem como boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo do objeto.
Redução
Em 5 meses, o programa ‘RecuperaFone’ já impactou na redução de 57% de roubos a coletivos e 14% no roubo a pedestres na capital. Conforme o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM, o período avaliado para a redução de percentual na criminalidade foi de setembro de 2024, período da implementação do ‘RecuperaFone’, até fevereiro deste ano. O comparativo foi feito em relação a setembro de 2023 até fevereiro de 2024, quando o programa ainda não tinha sido criado.
Importância do IMEI
Muitos boletins são registrados sem o número do IMEI. A vítima pode e deve utilizar um dos seguintes métodos para obter essa informação: digitando *#06# no aparelho celular; acessando o site https://www.google.com/android/find, caso utilize um dispositivo Android; ou entrando diretamente em https://account.apple.com/account/manage/section/devices, para usuários de iPhone. Com esses dados em mãos, o programa RecuperaFone pode atuar na recuperação do dispositivo.