Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas assegura atendimento e serviços no combate à crimes e violação de direitos dos idosos

9 de março de 2025
Compartilhar

Atendimento psicossocial, orientação e registro de denúncias são alguns dos serviços disponibilizados pelo estado

Foto: Mauro Neto/Secom

Proteção e inclusão integram os esforços do Governo do Amazonas para combater crimes e violação de direitos das pessoas idosas. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), o estado assegura as diretrizes do Estatuto do Idoso, criado há mais de 20 anos no Brasil.

No âmbito assistencial, a Sejusc tem a Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), que disponibilizam atendimentos psicossociais, registro de denúncias, orientações e encaminhamentos, bem como atividades específicas desenvolvidas pelos profissionais assistentes sociais, psicólogos, entre outros. Já na esfera criminal, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) realiza o registro e apuração de denúncias.

Foto: Mauro Neto/Secom

Em números

Manaus conta com três CIPDIs, em três zonas diferentes. Durante o ano de 2024, os centros contabilizaram mais de 8.200 atendimentos realizados. Entre as violações de direitos mais denunciadas, negligência, intimidação e violência financeira lideram o topo da lista.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o alto número de atendimentos reflete o papel de conscientização feito pelos órgãos responsáveis. “As equipes da Sejusc desenvolvem um trabalho muito importante. Nos últimos dois anos, conseguimos ampliar essa rede de atendimento, abrindo um CIPDI na zona norte e na zona leste, onde há altos indicadores de violência contra a pessoa idosa aqui na capital”, destacou a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.

Na zona sul da capital, a DECCI é a delegacia responsável por investigar denúncias dos mais variados crimes praticados contra essa parte da população mais vulnerável. Os mais recorrentes são: maus-tratos, abandono, violência financeira, negligência, violência psicológica, física e discriminação

Foto: Mauro Neto/Secom

Para dar início às investigações, o primeiro passo é formalizar o B.O. A partir disso, a polícia inicia a coleta de informações, reunindo provas, ouvindo testemunhas e analisando possíveis evidências sobre determinado crime. No ano passado, foram registrados mais de 4.500 boletins de ocorrências e 2.200 denúncias anônimas.

Para a titular da DECCI, Andrea Nascimento, esse trabalho minucioso permite que os responsáveis sejam localizados e responsabilizados por suas ações. No dia a dia, a maioria das situações de violência contra pessoas idosas acontece no âmbito familiar ou por alguém que é do meio de convivência. Com as campanhas de conscientização e operações, o acesso à denúncia é facilitado não somente para a vítima, mas para pessoas que presenciaram alguma situação de violência.

“A denúncia pode ser feita de várias formas. A vítima pode vir diretamente na delegacia especializada, localizada aqui no bairro Parque 10, ou realizar o B.O na delegacia mais próxima à sua residência, assim como através da delegacia virtual ou pelos canais de denúncia disk 100 ou disk 181. Todas essas denúncias vão ser encaminhadas aqui para a delegacia para os procedimentos cabíveis”, destacou a delegada da DEECI, Andrea Nascimento.

Foto: Mauro Neto/Secom

Como procurar ajuda?

Endereços:

CIPDI zona sul – Rua do Comércio, nº 270, Parque Dez, anexo à Delegacia Especializada em Crime Contra Idoso (DECCI);

CIPIDI zona norte – PAC Shopping Via Norte – Avenida Grande Circular, 288 – Tancredo Neves, Monte das Oliveiras; CIPDI zona leste – PAC Shopping São José- Av. Cosme Ferreira, 4.605 – São José Operário.

Para registro de boletins de ocorrência, a vítima ou qualquer outra pessoa que presenciou alguma situação de violência pode se dirigir à DECCI, localizada no endereço 438, R. do Comercio, 270 – Parque 10, ou qualquer outro DIP da capital. Também é possível denunciar, de forma anônima, no disk 100 e 181.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas abre novas inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico

17 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

17 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

17 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

17 de julho de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

17 de julho de 2025
Amazonas

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

17 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade