Equipamentos como canoas, motores e documentos rurais foram repassados, atendendo trabalhadores da pesca no Amazonas
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SecomO governador Wilson Lima deu início, nesta quarta-feira (26/02), à entrega de mais de mil kits para pescadores na terceira fase do programa Atualiza Pescador, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), dando mais segurança aos trabalhadores que atuam com a pesca artesanal no interior do estado. Na ocasião, também foram destinados equipamentos como canoas, motores rabeta, aparelhos de ar-condicionado, além de documentos rurais para produtores.
“Essa é uma categoria importante e fundamental porque, independentemente de fazer sol ou chuva, esse profissional está nos rios trabalhando e atuando para que possamos ter o alimento na nossa mesa. Eu acredito muito nessa atividade, assim como as atividades correlatas do setor primário, que são fundamentais e representam uma fatia significativa da nossa economia”, afirmou o governador Wilson Lima, durante o evento.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SecomA entrega dos kits inicia nos municípios de Iranduba e Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), beneficiando associações e entidades ligadas à pesca. Cada kit é composto por itens como camisas de proteção UV, chapéu, lona, colete salva-vidas e protetor solar, garantindo mais segurança e qualidade de vida para os trabalhadores da pesca. O objetivo nesta nova etapa é entregar 1.200 kits para pescadores de 59 municípios amazonenses. Além disso, também serão repassadas 1.200 caixas de isopor, permitindo o armazenamento do pescado.
Com investimentos da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), vinculada à Secretaria de Produção Rural (Sepror), pescadores de Iranduba e de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus) também foram contemplados com duas canoas e dois motores rabetas, que serão utilizados para atividades como pesca artesanal e para melhorar o escoamento da produção nos municípios.
Outras três rabetas foram entregues para pescadores de Iranduba, com recursos de R$ 50 mil, destinados pela emenda do deputado estadual João Luiz. O valor também serviu para aquisição de itens como 200 cadeiras, aparelhos de ar-condicionado, roçadeiras e um bebedouro industrial.
O pescador Antônio Vidal, de 45 anos, atua há mais de duas décadas na atividade de pesca artesanal. Ele destacou a importância das entregas para os trabalhadores da região.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom“Nós ficamos 12 horas numa canoa, pegamos temporal, muito banzeiro, é muito perigoso, então (o kit) chegou em uma boa hora. É uma ação muito boa. Hoje vou ser beneficiado com o kit de pescador e isso que o governo está fazendo é muito importante para a nossa categoria”, agradeceu o pescador.
O evento contou com a participação do secretário da Sepror, Daniel Borges; do secretário executivo da Sepa, Alessandro Cohen; do deputado federal Fausto Júnior; do deputado estadual João Luiz; além de representantes de sindicatos e associações de pescadores.
Documentos
Durante a cerimônia, a Sepa ainda iniciou o repasse de 200 Registros Gerais de Pescadores (RGP) para pescadores da região. O documento garante a legalidade na atividade, permitindo acesso a benefícios como crédito rural, seguro-defeso e programas de apoio do governo estadual e federal. Além disso, ajuda na gestão sustentável dos recursos pesqueiros, garantindo que a pesca seja realizada de forma regulada e responsável.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) também fez a entrega de 683 documentos rurais.
Entre os documentos entregues estão 470 Cadastros do Produtor Rural (CPPs), 180 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) e 30 Cadastros Ambientais Rurais (CARs), que totalizam os 680 documentos.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/SecomAlém dos CPPs, CAFs e CARs, também foram entregues, um Cadastro de Criadores de Abelha sem Ferrão (até 49 caixas), uma Licença Ambiental Única (LAU) e uma Dispensa de Licenciamento Ambiental.
Atualiza Pescador
O Atualiza Pescador é um programa do Governo do Amazonas, implementado pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror, com o objetivo de promover a saúde e a segurança dos pescadores artesanais em todo o estado.
A primeira fase do programa contemplou 2.120 pescadores em nove municípios. E, em 2024, a ação foi ampliada para todos os 61 municípios do Amazonas, beneficiando mais de 3.200 pescadores.
Além da distribuição dos kits, a Sepa realiza encontros com associações, colônias e sindicatos de pescadores, ouvindo suas demandas e traçando um panorama atualizado do setor pesqueiro no estado.