Centro de Pesquisa é vinculado à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade
Foto: Divulgação/FUnATI
No sábado (29/03), o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico Gerontec comemora três anos de inauguração com estudos voltados ao envelhecimento e longevidade, além do desenvolvimento de produtos e processos baseados na rica biodiversidade amazônica.
Vinculado à pró-reitoria de Pesquisa da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), o Gerontec tem sido palco de diversos projetos de pesquisa. Um dos destaques recentes é o desenvolvimento do suplemento que pode atenuar os sintomas clínicos da Doença de Parkinson, condição neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Intitulado GuaCa, o suplemento é resultado de pesquisas que exploram os bioativos presentes no guaraná (Paullinia cupana) e na casca da semente do cacau (Theobroma cacao). Esses compostos demonstram potencial para reduzir o estresse oxidativo e a inflamação neuronal, fatores críticos no desenvolvimento da doença parkinsoniana.
O reitor da FUnATI, coordenador e criador do projeto, Dr. Euler Esteves Ribeiro, afirma que a fundação é pioneira nas pesquisas do envelhecimento do homem da floresta e que sempre buscou uma equipe altamente qualificada de pesquisadores.
Foto: Divulgação/FUnATI
“Com o incentivo do Governo do Amazonas, temos a possibilidade de desenvolver estudos em prol do envelhecimento saudável e desenvolvimento da biodiversidade Amazônica. Nossas pesquisas contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, afirma o reitor.
Ainda segundo o reitor, a estrutura do Gerontec permite não só a realização de análises laboratoriais relacionadas a estudos epidemiológicos, em especial ensaios clínicos, mas também ao estabelecimento de uma estrutura para o fomento de startups que visem o desenvolvimento de produtos aplicados a saúde como nutracêuticos e cosméticos a base da biodiversidade amazônica.
Laboratórios e Equipamentos
O Gerontec conta com laboratórios e equipamentos de última geração, nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Pesquisas Clínicas e Populacionais, Microscopia e Desenvolvimento Tecnológico, além de espaço físico adequado para abrigar pesquisadores.
Além disso, o Gerontec mantém colaborações importantes com diversas universidades locais, nacionais e internacionais, com destaque ao Laboratório de Biogenômica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e internacionais como Universidade de Leon (Espanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Tokyo Metropolitam University (Japão), Universidade de Toronto (Canadá) entre outras.
Publicações e artigos
No último ano, os números referentes às pesquisas realizadas incluem a publicação de 11 trabalhos científicos em revistas internacionais, 26 resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além da publicação de 3 capítulos de livros. Além disso, foram realizados dois eventos científicos de grande relevância.